segunda-feira, 2 de março de 2009

Carta de Martyn Lloyd-Jones: "A Dificuldade em Ser Calvinista"

Uma breve descrição desse gigante chamado Lloyd-Jones: Nascido em Gales do Sul, o Dr. Lloyd-Jones fez treinamento prático no Hospital S. Bartolomeu (St. Bartholomew`s Hospital) e depois exerceu a medicina e foi assistente do famoso Lorde Horder. Após renunciar à medicina em 1927, foi pastor de uma igreja presbiteriana galesa em Abevaron, em Gales do Sul. Lá permaneceu até 1938, quando se mudou para Londres, para partilhar do pastorado da Capela de Westminster, em Buckingham Gate, com o Dr. G. Campbell Morgan, que se aposentou em 1943. Esse pastorado durou 30 anos, até que Dr. Lloyd-Jones se aposentasse em agosto de 1968. Empenhou-se então num ministério de pregação mais amplo e em escrever, até pouco antes da sua morte, ocorrida em 1981. Certamente ele foi um dos grandes heróis da fé e na opinião de muitos, inclusive minha, o maior expositor da Palavra no século 20, deixando uma vida de amor a Deus escrita em seus inúmeros livros e cartas.


Praça Vincent, 12
22 de setembro de 1939

Minha querida Bethan,

Suas cartas chegaram sem dificuldade às minhas mãos esta manhã. É óbvio que Elizabeth está se acomodando. Fico pensando se haverá algum modo de ela poder fazer latim e geometria o suficiente para mater-se no nível da classe. Mas aí, sem dúvida, eles terão algum meio de enfrentar o problema. Nada de importante para relatar daqui, desde que lhe escrevi ontem. Escrevi a resenha do livro de D. R. Davies; provavelmente estará no Christian World na próxima semana. Estive dizendo a Douglas Johnson ontem que é muito difícil ser calvinista nos dias atuais. É como se a gente tivesse que discordar de todo o mundo – criticando evangélicos e gente como D. R. Davies, Brunner, etc., etc., igualmente. Apesar disso, porém, é evidente que o calvinismo é um sistema perfeito, com ensino sobre todos os aspectos da verdade.
Vin acabou de partir para Hereford. Hoje ele viu que tinha que estar de volta domingo à noite, devido a alguma incumbência para segunda de manhã. Por isso ele resolveu ir esta noite, para ter uma noite extra, ou melhor, para não perder uma! O gás, a eletricidade e o telefone estão todos desligados no n 24 (na casa de Vincent), mas mesmo assim, terão de pagar o imposto predial. A diferença, em Londres, entre esta guerra {Segunda Gerra Mundial} e a anterior é incrível. A melhor coisa que já fizeram foi a aprovação da Lei da Conscrição. Não há nenhum dos comícios de alistamento e nada da estúpida agitação da primeira guerra, e se vêem muito poucos soldados por aí.
Penso em você preparando o café da manhã etc., quando me levanto e faço alguns exercícios de manhã. Será muito fácil para mim ajustar-me aos seus preparativos na próxima semana, quando vou estar com você.

Todo o meu amor à garota mais querida do mundo,
Sempre seu,
Martyn


Carta extraída do livro “D. Martyn Lloyd-Jones: Cartas 1919~1981”, editora PES, pág. 74 e 75.

4 comentários:

Alberto Francener disse...

De fato, o que Lloyd-Jones disse em 1939 é ainda mais verdadeiro nos dias atuais (60 anos depois), em que praticamente todas as denominações evangélicas no Brasil são arminianas, exceto os presbiterianos (e talvez alguma outra denominação que eu não conheço...).

Lloyd-Jones está correto ao afirmar: "o calvinismo é um sistema perfeito, com ensino sobre todos os aspectos da verdade" -- além de ser verdadeiro é um sistema que cobre todas as esferas da vida individual e coletiva do ser humano.

Mas há esperança para o Brasil: tenho percebido que há pessoas de denominações arminianas que são calvinistas. E não apenas isso: há até pentecostais calvinistas (quanto a estes não sei se são calvinistas apenas no que tange à salvação ou se são calvinistas no sentido amplo da palavra -- mesmo se for o primeiro caso é algo bom).

Danilo Neves disse...

Tenho as minhas ressalvas, Alberto. Eu, como um calvinista, entendo que toda teologia é um construto humano, ou seja, uma formulação humana. Logo, está inerente a teologia o erro, pois ela é desenvolvida por "santos imperfeitos". No entanto, acredito sim que o calvinismo é o sistema que mais se apoia nas Escrituras de forma a criar uma doutrina tendo como ponto de partida a Bíblia, somente a Bíblia.

Alberto Francener disse...

Neves, depois de pensar um pouco eu concordo parcialmente ou quase totalmente contigo: a teologia é, no mínimo, incompleta (não extraindo tudo o que pode ser aprendido da Bíblia), podendo estar errada, mas não sendo necessariamente errada.

Danilo Carlos disse...

Eita Neves, criticando até o Dr. Lloyd-Jones, ehehehe. Brincadeira. Na verdade existem algumas coisas dele que não concordamos.

Na verdade, concordo com a carta dele que comenta a difículdade em ser calvinista já que é ir contra a maioria dos evangélicos (inclusive igrejas reconhecidamente evagélicas cujos membros podem partilhar da ceia conosco). Concordo com o Alberto, que hoje após alguns anos, creio que é ainda mais difícil com a criação de novas teologias "estranhas".

Com relação à doutrina, vejo, também, como o Alberto: pode sim haver erros mas não necessariamente os terão, ou seja, qualquer doutrina é passível de erros pois não é algo inspirado, mas pela doutrina da predestinação ter sido feita baseada em algo inspirado a probabilidade de se ter erros é menor (mas ressalto que existe). Por enquanto não saberemos, somente quando estivermos com Cristo e isso eu não pretendo antecipar...hehehhee. Prefiro deixar que Ele (Deus) mesmo decida.