sábado, 1 de maio de 2010

Manifestações Do Orgulho (2/3)

11.Desgastar-se com o que os outros pensam. A pessoa orgulhosa é muito preocupada com a opinião alheia. Muitas das suas decisões são baseadas naquilo que os outros pensam. A pessoa orgulhosa está em uma busca contínua para ganhar a aprovação e estima dos outros. Focalizar-se no que os outros pensam sobre você ou tentar impressioná-los é ser uma pessoa que agrada a homens e não a Deus (Gálatas 1.10).

12.Magoar-se ou irar-se com as críticas. A pessoa orgulhosa geralmente tem uma grande luta em relação ao criticismo. Tal pessoa não suporta a idéia de que não é perfeita ou de que tem fraquezas, porque não aceita o que ela mesma é (Provérbios 13.1).

13.Não gostar de ser ensinado. A pessoa orgulhosa sabe tudo. Ela é superior. Parece que não aprende nada com os outros. Não tem respeito por ninguém (Provérbios 19.20; João 9. 13-34).

14.É sarcástico, ofensivo e menosprezador. O orgulhoso tende a ser muito rude. Aquele que menospreza as outras pessoas geralmente quer exaltar-se acima dos outros. Freqüentemente isso pode ser evidenciado através da atitude de caçoar. Ela se desculpa dizendo: “Este é meu jeito. É a minha personalidade” (Provérbios 12.18,23).

15.Falta de espírito de serviço. A pessoa orgulhosa não presta serviços aos outros ou porque não pensa nos outros, ou porque deseja ser induzida a servir mediante lisonjas, e não deseja continuar servindo, se não receber qualquer apreciação. A necessidade de reconhecimento é uma evidência segura de motivos errados em servir (Gálatas 5.13; Efésios 2.10).

16.Falta de compaixão. Uma pessoa orgulhosa raramente se preocupa com os outros; não se importa com as necessidades e as preocupações dos outros. Ela não vê nada além de seus próprios desejos (Mateus 5.7; 18.23-35).

17.Ser defensivo ou transferir a culpa. Ouvimos frequentemente que um indivíduo orgulhoso diz: “Você está dizendo que a culpa é minha?” ou: “Bem, e você, não faz nada errado?” Ele procura justificar seu próprio pecado (Gênesis 3.12,13; Provérbios 12.1).

18.Falta de admitir que está errado. A pessoa orgulhosa apresentará muitas desculpas, como, por exemplo: “Eu estava cansado”; “Eu estava em um dia muito ruim” (Provérbios 10.17).

19.Falta de pedir perdão. A pessoa orgulhosa raramente admite seus pecados ou pede perdão aos outros. Não pode ver seus pecados porque está cega pelo seu orgulho ou simplesmente porque não deseja humilhar-se diante do outro e pedir-lhe perdão (Mateus 5.23-24).

20.Falta de oração bíblica. A maioria das pessoas orgulhosas ora pouco, se é que elas oram. A pessoa orgulhosa, quando ora, centraliza suas orações em si mesmas e em seus desejos, em vez de centralizá-las em Deus e nos outros (Lucas 18.10-14).

Fonte: Stuart Scott. Do Orgulho à Humildade. Editora Fiel, 1ª edição, pg. 4,5,8-10. 2004.

Nenhum comentário: