segunda-feira, 19 de abril de 2010

Manifestações Do Orgulho (1/3)

“O orgulho é um mal epidêmico. Ele está em todo lugar e se manifesta de muitas maneiras. Por mais que odiemos admitir, todos nós temos orgulho – todos, sem exceção. A questão não é: “Eu tenho orgulho?”, e sim: “Onde ele está?” Quanto dele eu tenho?”

No hebraico, há seis termos diferentes que expressam o conceito de orgulho. Todos eles transmitem a idéia de altivez, imponência, presunção ou rebeldia do “eu”. Na língua grega, as palavras que expressam o orgulho ocorrem em duas categorias diferentes. Um grupo particular de palavras sugere o conceito de “esticar o pescoço” (como se fosse para manter a cabeça levantada, mostrando o que a pessoa pensa de si mesma ou de suas realizações). Significa “magnificar” ou ser “altivo”. A outra categoria no grego dá a idéia de “cegueira” e, de certo modo, sugere a idéia de ser “envolvido por fumaça”... Thomas Watson disse: “O orgulhoso buscar tirar Deus do seu lugar”. Esta frase descreve com certeza o arrogante.

Como dissemos, o orgulho cega a pessoa. Esta é a razão porque, frequentemente, temos dificuldade em ver orgulho em nós mesmos e facilidade em vê-lo nos outros. Eis uma lista de manifestações do orgulho que pode facilmente dissipar qualquer aparência de justiça própria:

1.Queixar-se contra Deus ou lançar críticas sobre Ele. Uma pessoa orgulhosa, em uma situação difícil, pensa: “Vejam o que Deus me fez, depois de tudo o que fiz por Ele” (Números 14.1-4,11; Romanos 9.20).

2.Falta geral de gratidão. A pessoa orgulhosa habitualmente pensa que merece tudo o que é bom. O resultado é que ela não vê nenhuma razão para ser grata por aquilo que recebe. Na realidade, ela pode até se queixar, por se considerar merecedora de coisas melhores. Ela tem a tendência de ser crítica, queixosa e descontente. A pessoa orgulhosa não pratica a atitude de ser grata a Deus e aos outros (2Crônicas 32.25).

3.Uma pessoa orgulhosa é sempre irada. A ira pode se expressar em acessos de raiva, retraimento, amuo ou frustração. Um sinônimo de ira é “mau humor”. O olhar com ira tem sido chamado de “assassino silencioso”. A pessoa geralmente se torna Mateus 20.1-16).

4.Ver a si mesmo com alguém melhor do que os outros. Uma pessoa orgulhosa vê os outros de cima. Ela se torna facilmente ofendida e demonstra pouca tolerância para com as diferenças dos outros (Lc 7.36-50).

5.Ter uma visão exagerada de sua importância, talentos e habilidades. A pessoa orgulhosa tem uma percepção tem uma percepção muito errada de si mesma. Ela necessita de uma dose amorosa de realidade; precisa ouvir: “E que tens tu que não tenhas recebido [de Deus]? (1Coríntios 4.7).

6.Focalizar-se na falta de talentos e habilidades. A pessoa orgulhosa talvez não se considera absolutamente orgulhosa, porque está sempre se considerando melhor que os outros. Mas isto ainda é evidência de orgulho, porque tal pessoa está centralizada em si mesma e deseja que o seu “eu” seja elevado. Ter uma atitude de “ai de mim!” é autopiedade, que implica em orgulho (1Coríntios 12.14-25).

7.Perfeccionismo. A pessoa que se esforça em demasia para ser perfeito, faz isso para obter reconhecimento. Pode também fazê-lo para sentir-se bem consigo mesma, seja qual for a razão, este comportamento é muito orgulhoso e autopromocional. O problema é que o perfeccionismo torna mais importantes as coisas que são menos importantes (Mateus 23.24-28).

8.Falar demais. A pessoa orgulhosa fala muito e faz isso com freqüência porque imagina que tem a dizer coisas mais importantes do que aquilo que outras pessoas têm a dizer. Quando há muitas palavras, o pecado é geralmente inevitável (Provérbios 10.19).

9.Falar muito a respeito de si mesmo. O orgulhoso procura centralizar a conversa em si mesmo.Compartilhar realizações e qualidades pessoais pode ser jactância e ostentação (Provérbios 27.2; Gálatas 6.3).

10.Buscar independência ou controle. A pessoa orgulhosa acha extremamente difícil trabalhar sob as ordens de alguém ou submeter-se a uma autoridade. Ela tem de ser seu próprio patrão e pode até dizer: “Eu não preciso de ninguém”; “Não preciso dar explicações sobre a minha fé ou a minha doutrina”. Ela, frequentemente, é inflexível, teimosa, obstinada e intimidadora. Talvez ela diga: “É do meu jeito ou nada feito” (1Coríntios 1.10-13; Efésios 5.21).



Fonte: Stuart Scott. Do Orgulho à Humildade. Editora Fiel, 1ª edição, pg. 4,5,8-10. 2004.

Nenhum comentário: