segunda-feira, 6 de abril de 2009

A Vontade do Homicida Mentiroso


"Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira

Jo 8.44


No prefácio do livro “A serpente do paraíso”, de Erwin Lutzer, R. C. Sproul ao relembrar os seus tempos de estudante de teologia cita uma frase marcante do seu professor Dr. G. C. Berkouwer: “Não pode haver uma teologia saudável, sem uma demonologia correta”. Essa frase mostra a importância de considerarmos o mundo espiritual como um todo em nossas vidas.

Uma das ciladas de Satanás é distorcer o real conceito que o homem pode formar sobre ele e sobre Deus, assim como ele fez a Eva no princípio (Gn 3.1,4). Para muitos ele não passa de uma lenda religiosa dogmatizada pela igreja, que no imaginário das pessoas é um ser que reina no inferno, de cor vermelha, com chifres, calda e um tridente (nada mais falso!). Estes, geralmente, são seduzidos por filosofias orientais que são contrárias ao entendimento bíblico sobre o bem e o mal. Por outro lado, muitos crêem na existência do diabo e em função disso tomam partido ou pelas seitas satânicas ou pela religião cristã.

Muitos compreendem que o diabo é um anjo decaído, que em sua rebelião trouxe sobre ele mesmo a ira de Deus e que vive a oprimir os seguidores de Jesus. Mas será que isso é uma boa compreensão? Qual é a vontade de Satanás, afinal? Sabemos que “a nossa luta não é contra o sangue e a carne”, mas qual é o objetivo do nosso inimigo nessa luta? É simplesmente seduzir e acusar os santos (Ap 12.9,10)? Se limita apenas em roubar, matar e destruir o povo eleito de Deus (Jo 10.1-21)? Em destruir as famílias ou mesmo jogar pessoas umas contra as outras?

O texto acima de João 8.44 nos mostra a “realidade e o caráter de Satanás”. J. C. Ryle nos diz: “Nosso Senhor falou a respeito dele como alguém cuja existência e personalidade são inquestionáveis”. Quer você acredite ou não, Satanás existe. Vivamos conscientes desse fato! Percebo que há uma tendência, principalmente nas igrejas reformadas, em não se falar sobre a ação e a força de Satanás. Acobertados pela soberania de Deus, vivemos como se Satanás já estivesse no inferno. Deus é soberano e nada contraria a vontade dEle (Is 40; Rm 9). Essa verdade é sublime, mas não a tomemos sozinha. A antiga serpente foi vencida (Rm 16.20), mas que ninguém ouse pensar e viver de uma forma como se ela estivesse morta (1Pe 5.8; Ef 6. 10-20), pois esse tempo ainda não chegou e certamente esse dia virá (Ap 20.10).
Jesus deixou claro que Satanás é assassino e mentiroso. E isso, em um paralelo incrível em toda a Escritura, se opõe diametralmente ao próprio Deus. Concordo com C. S. Lewis quando diz que Satanás é um anjo decaído e, portanto, “o oposto, não de Deus, mas de Miguel”, o arcanjo. Mas me refiro a oposição não de natureza ou caráter aqui, mas de propósitos na batalha espiritual. Deus havia dito: “Certamente morrerás” (Gn 2.17); a serpente disse: “É certo que não morrereis” (Gn 3.4). Em Jó 1 nitidamente entendemos que Satanás tenta contrariar a Deus em seus pensamentos sobre o Teu servo Jó . Em Is 14.13,14 e Ez 28. 13-19, PROVAVELMENTE profecias de dupla aplicação, percebemos o desejo do diabo, criatura, em ser como o Altíssimo, o Criador. Em Dn 10.12,13, vemos a oposição entre o homem vestido de linho e o arcanjo Miguel contra os reis da Pérsia. Paulo, em 2Ts 2.11,12, diz que àqueles que se recusaram a acolher “o amor da verdade”, Deus mandou a operação do erro, para darem “crédito a mentira”. F. F. Bruce expressa bem toda essa idéia dizendo: “Deus é quem dá a vida e é a fonte da verdade; o diabo destrói a vida e é o pai da mentira”. D. A. Carson, reforça ainda mais tal oposição: “Assim como Deus inevitavelmente fala a verdade, o Diabo espontaneamente gravita em torno da mentira”.

William Hendriksen ao comentar Jo 8.44 também observa esse contraste espiritual: “Assim, Jesus liga esses dois conceitos: o diabo é tanto assassino quanto mentiroso. Ao dizer que Satanás não se firma na verdade, e acrescentar imediatamente que não há nenhuma verdade nele, o Senhor enfatiza, da maneira mais direta possível, a idéia de que não existe nenhuma ligação entre o diabo e a verdade: os dois são opostos entre si.”

Portanto, passemos a entender que Satanás não está preocupado em destruir a sua família. Ele não quer saber se o seu pastor está triste, se um irmão está brigado com outro irmão ou se alguém sofre de uma enfermidade. Não! Sustento que a única vontade dele para o cristão é que ele não pregue a Palavra de Deus, a Verdade que liberta (Jo 8.32). Ele se opõe precisamente a isso desde o início da nossa batalha contra ele, desde quando, pela graça de Deus, deixamos de andar "segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência" (Ef 2.1). O diabo não tem interesse em fofocas, escândalos ou qualquer outra cilada se essas coisas não impedirem a pregação e a propagação da Palavra de Deus. E isso fica explícito quando lemos At 4.17, 18 e 5.28:

mas, para que não haja maior divulgação entre o povo, ameacemo-los para não mais falarem neste nome a quem quer que seja. Chamando-os (Pedro e João), ordenaram-lhes que absolutamente não falassem, nem ensinassem em o nome de Jesus”.

Expressamente vos ordenamos que não ensinásseis nesse nome; contudo, enchestes Jerusalém de vossa doutrina; e quereis lançar sobre nós o sangue desse homem”.

João 8.44 deixa claro que Jesus crê que o diabo realmente existe, e que ele exerce uma influência muito grande no mundo. Para o nosso Senhor, ele não é uma fantasia no imaginário humano, mas o inimigo, que se opõe até o fim a Sua palavra, sendo Jesus a própria “Palavra (o Verbo)” e “a Verdade”. Por outro lado, num equilíbrio saudável, encerro citando as palavras de Lutero: “O diabo é o diabo de Deus”. Amém!

2 comentários:

Pr. Marcos Serafim disse...

Nobre Danilo;
Graça e paz!
Estes dias na igreja da qual eu estou pastor estava ensinando sobre esta materia que você postou no seu blog; temos que tomar cuidado com nosso adversário que a biblia diz estar ao nosso derredor.
Não gosto de expressões:
1- pisa na cabeça dele;
2- pisa no corpo dele;
3- ele está deibaixo de seus pés....e por ai vai.
Deus continue te usando para escrever algo que realmente interessa e traz edificação.

Em Cristo Sola Gratia et Sola Fide Marcos

Debora Zibordi disse...

Olá, Danilo e moçada!!!

Primeiramente, parabéns pelo blog excelente. Que Cristo possa usar jovens como vocês para a expansão do Reino e glorificação do Nome do Pai.

Obrigada pela visita e comentários lindos no Blog da Debora. Olha, este blog está uma bênção, mesmo! Pode contar comigo! Já me tornei uma seguidora!!!

Deus vos abençoe poderosamente.