quinta-feira, 23 de abril de 2009

"Não Desperdice Seu Câncer" (4 de 5)

John Piper:
Não está errado procurar saber o que pudermos sobre o câncer. A ignorância não é uma virtude. Mas a tentação de saber mais e mais e a falta de zelo em conhecer a Deus cada vez mais é um sintoma de descrença. O câncer tem como propósito acordar-nos para a realidade de Deus. Pretende colocar sentimento e força no mandamento: “Conheçamos e prossigamos em conhecer ao SENHOR” (Os 6.3). Destina-se a acordar em nós a verdade de Daniel 11.32: “Mas o povo que conhece ao seu Deus se tornará forte e ativo”. Ele quer fazer de nós carvalhos inabaláveis e indestrutíveis: “Antes é como a árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem aventurado” (Sl 1.2,3). Que desperdício do câncer se dia e noite lemos a seu respeito e não a respeito de Deus.

David Powlison:
O que é verdadeiro sobre a sua leitura também o é para as suas conversas com outras pessoas. As pessoas com freqüência expressarão sua preocupação e cuidado fazendo perguntas sobre sua saúde. Isso é bom, mas facilmente a conversa concentra-se nisso. Portanto, fale abertamente sobre a sua doença pedindo as orações e os conselhos das pessoas, mas então mude a direção da conversa contando-lhes o que Deus tem com fidelidade feito para sustentá-lo com dez mil misericórdias. Robert Murray McCheyne de modo sábio afirmou: “Para cada olhar em direção ao nosso pecado, olhemos dez vezes para Cristo”. Ele estava contrapondo a nossa tendência de reverter essa razão de dez para um ao remover nossos fracassos e esquecer o Senhor de misericórdia. O que McCheyne diz sobre os nossos pecados também pode se aplicar aos nossos sofrimentos. Para cada sentença proferida a respeito do seu câncer, diga dez sentenças sobre seu Deus e a sua esperança, sobre o que ele lhe está ensinando e sobre as pequenas bênçãos de cada dia. Para cada hora gasta em pesquisa e discussão sobre seu câncer, gaste dez horas em pesquisa, discussão para servir ao seu Senhor. Relate tudo o que está aprendendo sobre o câncer a Deus e você não ficará obcecado.

7. Você desperdiçará seu câncer se permitir que ele o conduza à solidão em vez de aprofundar seus relacionamentos com aqueles que manifestam afeição.

John Piper:
Quando Epafrodito levou para Paulo as dádivas enviadas pela igreja de Filipos, ele ficou muito doente e quase morreu. Paulo escreve aos filipenses: “Visto que ele tinha saudade de todos vós e estava angustiado porque ouvistes que adoeceu” (Fp 2.26). Que reação maravilhosa! Ela não diz que eles (os filipenses) estavam tristes porque Epadrodito estava doente, mas sim que Epafrodito ficou angustiado porque eles ouviram que ele estava doente. Esse é o tipo de coração que Deus deseja criar com o câncer: um coração profundamente afetivo e cuidadoso para com as pessoas. Não desperdice seu câncer fugindo para dentro de si mesmo.

David Powlison:
Nossa cultura fica aterrorizada diante da morte. Está obcecada pela medicina. Idolatra a juventude, a saúde e a energia. Tenta esquecer qualquer sinal de fraqueza ou imperfeição. Você trará enormes bênçãos aos outros se viver de maneira aberta, confiante e amorosamente dentro de sua fraqueza. De modo paradoxal, abrir-nos para os relacionamentos quando sofremos na realidade fortalecerá os outros. A “mutualidade” é uma via de mão dupla, de doação generosa e recebimento agradecido. Sua necessidade dá aos outros a oportunidade de amar. E, uma vez que o amor é sempre o mais alto propósito de Deus para você também, com isso aprenderá suas mais preciosas e deleitosas lições à medida que encontrar maneiras singelas de expressar interessante pelos outros mesmo quando você é o mais fraco. Uma grande franqueza que ameaça a vida pode se provar maravilhosamente libertadora. Não há nada mais que você precise fazer senão ser amado por Deus e pelos outros e amar aos outros e a Deus.

8. Você desperdiça seu câncer quando se lamenta como aqueles que não têm esperança.
Fonte: Apêndice retirado do livro “O Sofrimento e a Soberania de Deus” – John Piper e Justin Taylor. Editora Cultura Cristã. 1ª edição. 2008.

4 comentários:

Israel Biagi Souza disse...

É muito interessante e intrigante saber que é necessário que tal coisa aconteça para que acordemos para a realidade das coisas.
O verso de Sl. 1 citado no post diz claramente como é e deve ser o justo, e por vezes algo terrível precisa acontecer para que recorramos a tal procedder.
Nos atentemos mais para a palavra afim de conhecermos a Deus e saber quais devem ser os nossos propósitos aqui na Terra.
Abç...

Danilo Neves disse...

Caro Rael:

Não publiquei o "danilo feioso" porque não publico mentiras no blog. Quanto ao seu comentário, gostei muito de você ter focado o Sl 1.

Segundo o Andrew King, este é um salmo que nos desafia a estudar a Palavra de Deus, a fazer dela o alimento "da minha vida". Esta é uma das passsagens mais básica da vida cristã e não é atoa que introduz o Livro dos Salmos. Eu posso avaliar "a minha vida" através dele e perguntar e me questionar: onde eu estou na Palavra de Deus? Justo? Impío? Este salmo é sobre prosperidade também, a verdadeira prosperidade de fato, a de ser "bem sucedido"(vs.3), bem-aventurado por conhecer a Deus! Jesus ampliou isso em seu sermão do monte e tudo dizendo a mesma coisa: viva a luz da existência do seu Criador, pensando de maneira completamente diferente do que pensa o mundo.


Obs.: a todos que lêem este blog, QUINTA FEIRA PRÓXIMA é aniversário do Israel. vai ter comida grátis na casa dele. compareçam! rsrsrsrs

Danilo Neves disse...

Depois de verificar o meu orkut, vi que o aniver do Israel é SEXTA agora. Vão sem lanchar e jantar pra casa casa dele!

Cláudia Melo disse...

Devemos tomar cuidado para não nos isolarmos quando o “câncer” nos abater, e também para não agirmos com autocomiseração diante dos outros!! Pelo contrário, devemos esperar no Senhor que é fiel e misericordioso e que nos dá esperança.

O próprio Deus, através de Jeremias diz:

“Pois eu bem sei os planos que estou projetando para vós, diz o Senhor; planos de paz, e não de mal, para vos dar um futuro e uma esperança.” Jr. 29:11

Deus fala que certamente após os 70 anos de cativeiro na Babilônia, Ele visitaria os seus e cumpriria a Sua boa palavra! O povo ficou 70 anos cativo... sofrimentos, pesares, doenças... mas Deus trouxe esperança ao povo através de Jeremias.

“Certamente que passados setenta anos em Babilônia, eu vos visitarei, e cumprirei sobre vós a minha boa palavra...” Jr 29:10

Não lamentemos, pois nós temos esperança!!!!!

Cláudia Melo