domingo, 22 de fevereiro de 2009

"Não Desperdice Seu Câncer" (3 de 5)

John Piper:
Se Jesus adiar seu retorno, todos morreremos. Não pensar sobre o que há de acontecer será como pensar que deixar esta vida e encontrar-se com Deus é tolice. Eclesiastes 7.2 diz: “Melhor é ir à casa onde há luto do que ir à casa onde há um banquete, pois naquela se vê o fim de todos os homens; e os vivos que o tomem em consideração”. Como pode você gabar-se de não pensar sobre isso? O Salmo 90.12 diz: “Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio”. Contar os seus dias significa pensar sobre como eles são poucos e que eles acabarão. Como poderá você ter um coração sábio se recusar a pensar sobre isso? Que desperdício será não pensarmos sobre a morte!

David Powlison:
Paulo descreve o Espírito Santo como o penhor invisível, interior, da certeza da vida. Pela fé, o Senhor lhe dá uma doce degustação da realidade face a face da vida eterna na presença de nosso Deus e de Cristo. Poderíamos também dizer que o câncer é o “pagamento inicial” da morte inevitável, dando uma amostra ruim da realidade de sermos mortais. O câncer é um sinaleiro apontando para algo muito maior: o último inimigo que você precisa encarar. Mas Cristo derrotou esse último inimigo (1 Co 15). A morte foi tragada na vitória. O câncer é meramente um dos batedores do inimigo, em ação de patrulha. Ele não tem nenhum poder final se você é um filho da ressurreição, de sorte que você pode encará-lo de cabeça erguida.

5. Você desperdiçará o seu câncer se você pensa que derrotá-lo significa permanecer vivo, em vez de receber Cristo.

John Piper:
Os desígnios de Satanás e os de Deus em seu câncer não são os mesmos. A intenção de Satanás é destruir seu amor por Cristo. Deus quer aprofundar seu amor por Cristo. O câncer não vence se você morrer. Ele vence se você deixar de receber Cristo. A intenção é tirar você da amamentação no mundo e acolhê-lo festivamente na suficiência de Cristo. Ele visa ajudá-lo a dizer e sentir: “[...] todas as coisas [...] considero como refugo, para ganhar Cristo” e saber que, portanto: “O viver é Cristo, e o morrer é lucro” (Fp 3.8; 1.21).

David Powlison:
Amar a Cristo expressa as duas atividades centrais da fé: extrema necessidade e extrema alegria. Muitos salmos clamam em “tom menor”: amamos nosso Salvador ao necessitar que ele nos salve de problemas reais, pecados reais, sofrimentos reais, angústia real. Muitos salmos cantam “em tom maior” amamos nosso Salvador ao nos deleitar nele, amá-lo, agradecer-lhe por todos os seus benefícios a nós, regozijando-nos no fato de que sua salvação é a coisa mais ponderável do mundo e ele tem a última palavra. E muitos começam num tom e terminam no outro. Amar a Cristo não é algo monocromático, você vive todo o espectro da experiência humana com ele. Vencer o câncer significa saber como o Pai tem compaixão do seu amado filho, porque ele conhece sua estrutura, sabe que você é pó. Jesus Cristo é o caminho, a verdade e a vida. Viver é conhecê-lo, e conhecê-lo é amar.

6. Você desperdiçará o seu câncer se passar tempo demais lendo sobre a doença e não dedicar tempo suficiente para ler sobre Deus.
Fonte: Apêndice retirado do livro “O Sofrimento e a Soberania de Deus” – John Piper e Justin Taylor. Editora Cultura Cristã. 1ª edição. 2008.

3 comentários:

Marcello de Oliveira disse...

Shalom!

1. CAro Danilo, parabéns pelo blog, bem como esta excelente postagem.

2. Infelizmente muitos estão vivendo um evangelho triunfalista. Pensam que o sofrimento é sinonimo de pecado, maldição e outras aberrações que ouvimos.

Rm 8.18 é um verso que corrobora com este texto. Alguém já disse:

"O sofrimento nos mantém de joelhos diante de Deus, para nos colocar de pé diante dos homens".

abraços, Marcello de Oliveira

P.s veja a estréia do meu singelo blog:

http://www.davarelohim.blogspot.com/

Danilo Neves disse...

Irmão Marcello,

Obrigado pelo comentário incentivador. Quanto ao seu segundo ponto, concordo "in totum" contigo! O Piper já chegou a dizer, em um sermão, que sente "ódio" desse evangelho. Fico com Gl 1.8,9.

Entendo também que a perspectiva mais ampla sobre o sofrimento está contida nestes versículos
"...temos recebido o bem de Deus e não receberíamos também o mal?" [Jó 2.10 // Gn 3; Is 40.7; Am 3.6; Hb 11,12, Tg 1.1-18; Ap 7.17]

Li em seu perfil que o irmão é muito interessado em Teologia e que já escreveu um livro, além de comentários e artigos! O método alegórico me deixa com um pouco de medo, confesso, rsrs... Talvez seja porque o método gramático-histórico esteja na veia da ortodoxia dos reformadores, especialmente dos puritanos. Como foi essa experiência, meu irmão, de escrever "Os Produtos do Mercador"?

Seja sempre bem vindo, Marcello. Graça e paz, em Jesus, o Filho de Deus. Amém!

Arthur disse...

Otimaaa matériaaa. A mais legal que eu achei até agora. Parabenns, mais as outra tbm sao muito boas! continuem assim, amém! =D