sábado, 7 de fevereiro de 2009

Alerta Geral, Especialmente aos Vestibulandos

Pra quem não sabe, este ano será aclamado pelos evolucionistas os 150 anos da publicação do livro “Origens das Espécies” (nome completo: "Sobre a origem das espécies através da seleção natural ou a preservação de raças favorecidas na luta pela vida", tradução de On the Origin of Species by Means of Natural Selection, or the Preservation of Favoured Races in the Struggle for Life), escrito pelo famoso naturalista britânico Charles Darwin, livro esse publicado pela primeira vez em 24 de novembro de 1859.

Portanto, daqui pra frente irei me esforçar ao máximo em escrever alguma coisa sobre evolucionismo, criacionismo, naturalismo* e vários outros “ismos” a fim de refletirmos sobre o que tem se passado no mundo científico e o que eles pregam. Vale a pena termos conhecimento sobre esses assuntos, pois devemos nos cuidar para que ninguém nos engane com as suas vãs filosofias (Cl 2.8).

Nos dias 08 a 10 de abril de 2008 aconteceu o I Simpósio Internacional “Darwinismo Hoje”, realizado na Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo. Em uma das palestras do evento, o Dr. Ruy Carlos de C. Vieira** fez o seguinte alerta sobre o impacto do evolucionismo darwinista no pensamento político europeu:

ALERTA GERAL
RELATÓRIO DA COMISSÃO DE CULTURA, CIÊNCIA E EDUCAÇÃO
DO PARLAMENTO DO CONSELHO EUROPEU
Documento 11297 de 3 de junho de 2007
“Os Perigos do Criacionismo na Educação

Redação preliminar do Relatório redigido por Guy Lengagne
Destaques:
Preocupação com os possíveis efeitos maléficos do Criacionismo
- no sistema educacional;
- para o regime democrático;
- por ser um dogma religioso;
- por ocasionar séria confusão na mente das crianças;
- para o desenvolvimento da sociedade;
- porque encoraja o fundamentalismo e o extremismo;
- porque ameaça os direitos humanos e civis;
- porque a Suprema Corte Americana declarou-o inconstitucional;
- porque ameaça as pesquisas médicas ao combate à AIDS;
- porque ameaça as pesquisas agrícolas no combate as pragas;
- porque o apoio às suas idéias é incentivar a manipulação mental;
- porque o Criacionismo é uma desonestidade intelectual;
- por causa dos seus aspectos contraditórios;
- porque sem os mecanismos evolutivos não se pode compreender os riscos do declínio da biodiversidade e das alterações climáticas.

O documento referido acima deixa claro a aversão radical sobre o ensino criacionista na educação e certamente temos um boa amostra daquilo que o mundo pensa com relação a nós, os criacionistas bíblicos. Cada linha em destaque deste relatório declara a vontade de sepultar a concepção de mundo que o criacionismo oferece para a Educação formal – instituições reconhecidas de ensino em geral - e informal – especialmente os meios familiar e religioso. Não vou me ater aos pormenores do texto acima, pois a minha intenção é somente transmitir, assim como o Dr. Ruy, um alerta geral.

Ninguém se iluda quanto ao profundo impacto da Evolução no pensamento acadêmico. Os veículos de publicação e divulgação científicos cada vez mais fecham o cerco quanto à idéia de que tudo foi criado pelo planejamento de um ser superior e não pelo acaso. Recentemente, conversei com um de meus professores de engenharia da UFG sobre religião e acabamos por discutir as questões relacionadas sobre a origem do mundo e da vida. O interessante é que para ele só existia a teoria darwinista que explicasse tais questões, dizendo que a Bíblia não é científica e que ela não pode dar respostas sobre esses assuntos. “O Dilúvio não existiu, Danilo”, escutei nessa conversa. Percebi, por fim, o quanto o pensamente acadêmico é blindado com as idéias de Darwin, mesmo já quase se passando 150 anos após a publicação do livro “Origem das Espécies”. Ainda que a Bíblia diga algo sobre tais assuntos, a palavra final para o meu professor é a teoria da Evolução.

Depois de muitas reflexões, não fico receoso em dizer que cheguei nesta conclusão, meus irmãos: “da teoria científica à religião”. Essa é a trajetória do darwinismo biológico depois de ler livros e blogs, assistir palestras e de viver experiências como estas com o meu professor. E muitos são os sacerdotes de Darwin, como Richard Dawkins, Tomas Huxley, Carl Sagan e especialmente os professores do meu segundo grau. A diferença entre eles é que uns são famosos e outros vivem no anonimato. Mas o que eles tem em comum é o fato de levarem a teoria da evolução, e suas várias vertentes, para além dos limites da ciência, fazendo as pessoas, especialmente os alunos, acreditarem que o universo veio não se sabe de onde e tudo o que nele existe foi formado ao acaso através dos bilhões e bilhões de anos. Para eles, Gênesis 1 a 12 é uma historinha religiosa e, claro, não pode ser verdadeira. Afinal quem acreditaria que Deus criou tudo do nada e em seis dias literais? Somente Darwin explica!

Depois que me converti ao cristianismo aos 17 anos, ainda carregava comigo a idéia da Evolução. Acreditava em Gênesis na igreja, mas em Darwin fora da igreja, tamanha a minha confusão de idéias e da influência dessa teoria naturalista em mim. Por ter estudado o evolucionismo para prestar o meu vestibular, fui ensinado a acreditar nessa filosofia como um “fato” científico e não como uma teoria não comprovada, ou, como disse o célebre Phillip E. Johnson, como uma teoria que não se apóia em fatos, mas que possui a sua base na fé no naturalismo filosófico. Infelizmente não tive professores que ensinassem com fidelidade os dois lados da moeda: criacionismo e evolucionismo. Se bem que alguns tentaram, mas destinavam mais ou menos uns 3 minutos para dizer que a teoria do criacionismo existia na introdução de um dos livros da Sônia Lopes ou do Amabis.

Esse ano seremos com certeza bombardeados pelas idéias da Evolução de Darwin. Que este post sirva de um estímulo para que você comece a pensar mais sobre o assunto e comece a tomar a sua posição sobre ele. Agora, não se esqueçam que para o vestibular escrevam o que os seus professores ensinarem para vocês. Somente neste caso não custa nada você dizer para os corretores da sua prova que Darwin explica!

*Naturalismo: significa que a natureza é tudo que existe. Essencialmente naturalismo e materialismo significam a mesma coisa, no contexto deste post. Este último sistema de pensamento compreende que a matéria (isto é, as partículas fundamentais) é tudo que há. Resumindo, o naturalismo é uma cosmovisão ateísta, pois nega a existência de um Deus criador.

**Dr. Ruy Carlos de C. Vieira, é engenheiro mecânico e eletricista formado pela Escola Politécnica da USP, foi professor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica na Escola de Engenharia de São Carlos em 1985, é professor Dr. livre docente catedrático por concurso na USP, membro fundador da Academia de Ciências do Estado de São Paulo, diretor científico da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo em duas gestões, membro do Conselho Federal de Educação, secretário adjunto da Secretaria de Educação Superior do MEC de 1976 à 1979, presidente da Associação Brasileira de Ensino de Engenharia em três gestões, vice-presidente do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia em 1981, atualmente consultor da Secretaria de Educação Média e Tecnológica do MEC e representante do MEC no Conselho Superior da Agência Espacial Brasileira desde 1997 e fundador e presidente da Sociedade Criacionista Brasileira desde 1972.

11 comentários:

Danilo Neves disse...

Leiam a revista Veja dessa semana. Foi matéria de capa os 150 anos da publicação do livro "Origem das Espécies" de Darwin. Destaque para a Universidade Presbiteriana Mackenzie, que ensina o criacionismo para os seus alunos. Além dela, recomendo que também dêem uma olhada no caderno MAIS do jornal Folha de São Paulo! A capa desse caderno foi interessante: eles colocaram uma igreja Presbiteriana e atrás dela havia um incêndio, rs.... Que venham as retaliações!!!

Arthur disse...

IncriveeL como existem mentees qe conseguem provocar tanto anarquismo na sociedade em geral,tanto na area educacional, politica, universitaria, religiosa dentre outras. O que nos desafia ainda mais a mostrarmos a verdadeira historia e o nosso valor, no qual nao devemos nos deixar comrromper pelas heresias que muitas das vezes começam nas proprias escolas. Amigos é necessario batalhar nesse desafio! =D

Danilo Carlos disse...

Antes de mais nada, creio que exista uma correção a fazer: na frase "Preocupação com os possíveis efeitos maléficos do Cristianismo" não seria "Preocupação com os possíveis efeitos maléficos do Criacionismo". Apesar de um apoiar o outro não significam a mesma coisa. :)

Este assunto vem sendo debatido a muito tempo em igrejas e a refutação ao criacionismo cresce a cada dia. Vejo, como está escrito no post, que a maioria nem considera mais o criacionismo como uma teoria válida. Graças a Deus que vi evolucionismo (origem da espécies) somente no meu 3º ano. Antes disso somente ouvia boatos (creio que Deus me poupou disto até então).

Mas no 3º ano quando houve o momento de tal teoria entrar em ação aconteceu justamente o que o Neves postou: em menos de 3 minutos o professor (Kuillder o nome do garoto) caçoou (essa palavra existe, hein, olhei no dicionário, hehe) do criacionismo. Somente caçoou e não explicou nada, nem disse que era uma teoria válida.

É bastante oportuno estarmos antenados a este tipo de assunto para defendermos o criacionismo e não permitirmos que resquícios do darwinismo venha a contaminar a teoria criacionismo como já está ocorrendo.

Creio que devido à data de comemoração de 150 anos do darwinismo (já teve até exposição em goiânia comemorando a data) podemos estar estudando, assistindo filmes e debatendo sobre o assunto em momentos da programação da UMPC e escola dominical.

O que acham?

Danilo Neves disse...

Valeu pela correção, Danilo! Realmente escrevi errado.

Uma pequeníssima parte do bombardeio:

"É desconcertante que, em 2009, existam pessoas que pensam que o mundo tem essa idade (10 mil anos) por conta de uma leitura da Bíblia, quando toda evidência científica demonstra que isso é errado" diz Denis Alexander, diretor do instituto Faraday à Folha.

"O núcleo incandescente da irritação causada por Darwin tem conotação religiosa. A descoberta dos mecanismo da evolução enfraqueceu o único bom argumento disponível para a existência de Deus. Se ele não é responsável por todas essas maravilhas das natureza, sua presença só poderia ser realmente sentida na fé de cada indivíduo... Desde o ano passado, o bordão entre os criacionistas americanos é "liberdade acadêmica". A idéia que tentam passar é que o darwinismo é apenas uma teoria, não um fato, e ainda por cima está cheio de lacunas e é carente de provas conclusivas...O argumento é de evidente má-fé". Gabriela Carelli, Veja.


"Os criacionistas americanos se reúnem em organizações influentes e com forte lobby político. De tempos em tempos eles aperfeiçoam seu arsenal de argumentos para desqualificar Darwin. Um dos mais recentes é que certos elementos da natureza são tão complexos que só podem ter sido criados por uma inteligência superior..." Carolina Romanini, Veja.

Alberto Francener disse...

Neves, parabéns pelo post.

Uma coisa implícita no conceito de naturalismo dado por você, Neves, "a natureza é tudo que existe", é que o naturalismo nega toda a realidade espiritual: além de Deus não existir, também não existem o diabo, os demônios e os anjos, e o homem não é dotado alma, mas todos os seus sentimentos, pensamentos, crenças, ética, comportamentos provém dos neurotransmissores, neurônios, hormônios etc..

Alberto Francener disse...

Mais um comentário meu sobre o assunto...

Eis que hoje de manhã por volta das 8:00h fui ao supermercado e quando estava saindo vi uma reportagem no Bom Dia Brasil (TV Globo) falando sobre darwinismo versus criacionismo e mostrando o "absurdo" de este ser ensinado nos Estados Unidos.

Na reportagem o criacionismo era totalmente ridicularizado... Fiquei vendo até o fim da reportagem... Vejam essa reportagem para comprovar a intolerância da mídia (ou pelo menos da Globo) quanto ao criacionismo: http://g1.globo.com/bomdiabrasil/0,,MUL1000275-16020,00-CRIACIONISMO+RESISTE+AS+IDEIAS+DE+DARWIN.html

No mesmo link postado, além do vídeo há um outro link para as demais reportagens dessa série (são quatro ao todo, incluindo a linkada acima).

Na visão da mídia e dos "intelectuais" brasileiros, o criacionismo é algo maléfico, "do diabo", e Darwin é o Messias que retirou as escamas que cobriam os olhos do mundo...

Danilo Carlos disse...

CAra, que ridículo esse vídeo. Deu vontade de me demitir..heheehkkkkk. Brincadeira, mas eu não trabalho para a rede globo e sim para a TV Anhanguera! hehe.

Mas é um absurdo o tendecionismo da mídia com relação a este assunto. Eles deram um tom totalmente cômico ao falar da teoria criacionista, como se o darwinimo também não fosse uma teoria.

Vejam que declarações infelizes e absurdas.

"Tudo que contraria a geologia, a medicina e o bom senso são apresentados como fatos verídicos pelos criacionistas"

O repórter ainda fala em tom totalmente jocoso: "o museu é de uma corrente protestante que acredita que a Bíblia é literalmente verdade". Enfatizando esse LITERALMENTE.

Falam ainda dos EUA: "...um país que apesar de ser tão desenvolvido e ter as melhores universidades trata a TEORIA de darwin como controversa". Acho que ele não entende o significado de TEORIA!

Ainda fala que "em pleno século 21 o tema (criacionismo x darwinismo) do século 19 ainda traz discussões". Ou seja, para eles o darwinimo já é uma verdade indiscutível.

VocÊs perceberam a música de suspense que começa quando eles falam das escolas que ensinam sobre o criacionismo?

Ainda afirma categoricamente: "O criacionismo tenta misturar as duas coisas (fé e ciência), algo tão impossível quanto a convivência entre seres humanos e dinossauros".

Esse vídeo me deixou enojado com a falta de imparcialidade com que a mídia trata o assunto.

É por isso que eu tô deixando de assistir TV e assistindo só LOST, Prison Break e Heroes...hehehehehehe

Que nós realmente pensemos e peçamos a Deus forças para sobreviver a este mundo em que a falta de fé prevalece.

Danilo Carlos disse...

Mais uma coisa. Um outro vídeo da série de "reportagens" deles confude totalmente evolução tecnológica com darwinismo. Evolução tecnológica são fatos reais e comprovados. É a medicina, a pesquisa, a engenharia e as outras áreas do ensino. Darwinismo é apenas uma especulação.

Que nós não possamos aceitar a mistura e a penetração do darwinimos para explicar a tecnologia.

Danilo Neves disse...

Não se demita, Danilo. A Priscila quer casar, kkk. Valeu Alberto pela divulgação do vídeo. Já está sendo proveitosa e o que devemos fazer é divulgar cada vez mais as evidências contra a evolução. Vamos nos esforçar. Creio que não precisamos da Ciência para crer, mas Ciência precisa de Deus para ter rumos certos. Ciência sem Deus é loucura.

Tô fazendo pesquisas, comprando livros e juntando informações pra falar de duas farsas que não estão sendo divulgadas na TV, mas que persistem há tempos em estarem nos livros didáticos: a suposta evidência da embriologia de Ernest Haeckel (que relaciona os estágios embrionários do homem com a evolução) e o famoso experimento de Miller (que deu "evidência" para a teoria do caldo primitivo e formação de vida pela abiogênese). Não sei se será no mesmo post, mas ainda comentarei sobre a maior evidência que o Criacionismo têm para o meio científico aceita-la: a segunda Lei da Termodinâmica e a teoria das probabilidades. A evolução é a única teoria que vai na contra mão dessa Lei!

Por fim, Deus diz: "Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas"(Rm 1.20). Mas o insensato insiste em dizer: "Não há Deus" (Sl 53.1). Por isso, "Tais homens são indesculpáveis"(Rm 1.20). Aquele que tem ouvidos para ouvir, ouça!!

"Tu és digno, Senhor e Deus nosso, de receber a glória, a honra e o poder, porque todas as coisas tu criaste, sim, por causa da tua vontade vieram a existir e foram criadas" (Ap 4.11).

Danilo Carlos disse...

Neves,

com certeza não me demitirei...hehehehe. Estou ainda pensando naquele assunto que vc falou para fazer um post. Espere passar o casamento da minha irmã que antes das "turbulências" da minha formatura eu faço isto.

É bom estudar sobre estes assunto de evolucionismo na igreja para que a mesma esteja firme em sua posição criacionista. Seria até uma sugestão colocarmos como temo de um palestra ou EBD juntando com a classe dos adultos.

É para se pensar...

Danilo Neves disse...

Eu gostei dessa sua idéia em falar na ebd. A maioria das pessoas se informam apenas com notícias de TV sensacionalista, poucas lêem artigos e revistas especialisadas, mas ainda sim encontram muitas informações distorcidas. Sem contar ainda aqueles que não lêem nada e só ficam com as idéias do professor do segundo grau (o que é pior ainda). Resumindo: tem muita gnt desinformada, Danilo, especialmente nas igrejas onde infelizmente existe a idéia que Ciência e Religião não se misturam. Podemos pensar em algumas aulas sobre o assunto ou então, podemos pensar mais longe e entrar em contato com palestrantes da área. Porque não o Adauto? Podemos nos organizar pra trazer ele sim! Aí seria uma força conjunta das igrejas e seria pra no mínimo o semestre que vem.