terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Sorveterianos Congeladores?

Eu não sou denominacionalista ou partidarista como em 1Co 1.12. Antes de prosseguir no assunto, preciso dizer também que estou muito longe de ser ecumênico e que não concordo com tal prática (e o pior é que ta chegando o tal do culto ecumênico da minha formatura, rsrs). Continuando, congrego na 1ª Igreja Presbiteriana Conservadora de Goiânia e tenho certeza absoluta de que no céu eu não serei presbiteriano. A questão é se somos ou não cristãos em Espírito e em Verdade.

Digo isso porque muitos pensam que por “sermos os donos da verdade de uma igreja sem os milhares de membros” - pensam eles – somente nós, “os seguidores de Calvino”, é que estaremos no céu. E ainda tem mais...

Existem aqueles que, além de nos taxar de fundamentalistas xiitas, soltam a seguinte pérola: que nós, por não termos o Espírito Santo, somos frios. Alguns, para serem menos opositores do que outros preferem dizer que os presbiterianos apenas não são batizados com ou no Espírito, ou seja, somos cristãos menos espirituais e que não tivemos uma experiência genuína com o Espírito como eles alegam ter. Como eu já escutei tais palavras, dessa e de diferentes formas! Acho que chegou a vez de eu falar alguma coisa pública e biblicamente sobre elas.

Não vou me ater a refutar esses comentários todos. A lista é muitíssimo grande, acredito eu. Também sei que poucos desses irmãos estão dispostos a examinarem as Escrituras como os nobres crentes de Beréia - At 17.11. No entanto, caso alguém queira conversar comigo sobre o assunto, estarei à disposição para o “diálogo” de um só: a Bíblia. Desta vez quero fazer algumas breves considerações sobre o texto de 1Ts 5.19, que nos diz: “Não apagueis o Espírito”.

Em primeiro lugar, o texto sem o seu contexto é pretexto pra falarmos qualquer coisa. Quero dizer que o autor da carta (o apóstolo, missionário e pastor Paulo), não escreveu porque deu na telha dele. Não. Ele tinha um objetivo definido para escrever aos crentes de Tessalônica tais palavras, inspirado pelo mesmo Espírito O qual eles “desonravam”, desprezando as profecias.

Caminhando um pouco mais no capítulo da epístola (contexto próximo), verificamos isso facilmente: “Não desprezeis as profecias” (vs.20). Logo, "não apagueis o Espírito" deve ser interpretado juntamente com "não desprezeis as profecias". Nesse caso, Paulo está tratando de um grave problema instalado nessa igreja. É preciso lembrar ainda que a Bíblia estava sendo formada e Deus graciosa e soberanamente concedeu a alguns os dons de profecia, milagres, o falar em línguas...(são 4 as listas “parciais” de dons no N.T.,:1Co 12 + ou - 13 dons; Rm 12 + 7 dons; Ef 4 + 5 e 1Pe 4 + 2) para que a igreja fosse edificada, encorajada e consolada (1Co 14. 3). O que os tessalonicensses faziam eram rejeitar ou tratar com desprezo os profetas que Deus havia levantado nessa igreja, no período apostólico. Esse era um dos problemas desses cristãos. Portanto, “Não apagueis o Espírito”, trazendo para os nossos dias, é uma ordem de repreensão a todo aquele que nega obediência a genuína Palavra de Deus, quer ela seja pregada, ensinada ou lida individualmente!

Em segundo lugar, a pergunta que devemos fazer depois de considerar tudo isso é: toda profecia provém de Deus? Prosseguindo ainda mais no texto de 1Ts 5, vejamos mais dois versículos: “...julgai todas as coisas, retende o que é bom; abstende-vos de toda forma de mal”. O texto deixa claro que nem todo profeta vem do SENHOR. Caso contrário, qual seria a necessidade de julgá-los? De acordo também com os textos de Dt 13.1-5 e Rm 12.6, a mesma idéia de “julgar” aparece em 1Co 14. 29, igreja (Corinto) que também sofria com os falsos profetas. Aprendemos, então, que “julgai..., retende...abstende-vos” constitui um trio excelente para por a prova toda e qualquer doutrina e assim crescermos na graça e no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo (2P3.17, 18). A Bíblia é o padrão e através dela é que devemos julgar todas as coisas. Como disse Lutero, "qualquer ensinamento que não se enquadre nas Escrituras deve ser rejeitado, mesmo que faça chover milagres todos os dias".

As vezes fico irritado, outras vezes fico triste em saber que muitos cristãos olham para os presbiterianos como sorvetes, como se apagássemos o fogo do Espírito Santo. Ora, cumprimos precisamente essas exortações de Paulo em 1Ts 5.19-22. É bem verdade que algumas igrejas são muito rígidas, presas a tradições e costumes mortos. Mas, falando pela maioria, tenho dificuldades em entender tais pessoas que tecem comentários, como os da introdução deste post, sem o mínimo de reflexão sobre nós e sobre o texto acima.

Que Deus nos ajude a lidar com os irmãos super-espirituais, que jogam lenha de mais na chama do Espírito, e com os irmãos sorveterianos congeladores, que apagam o Espírito! Que o SENHOR também nos encha com sabedoria para discernirmos os espíritos (1Co 12. 10 e 1Jo 4.1) até o dia em que Ele nos chamar para os céus. 1Co 1.13: “Acaso, Cristo está dividido?”. Não, nunca, jamais!



Obs.: Não sou cessacionista quanto aos dons do Espírito Santo ou carismas. Creio na contemporaneidade dos dons e acredito que Deus pode usá-los quando bem entender, pois Ele é soberano. No entanto, não tenho base bíblica para pensar que assim como foi no início da Igreja Primitiva a manifestação deles hoje ocorre também da mesma forma. Poderei tratar sobre esse assunto futuramente...

2 comentários:

Pabline Rafaella disse...

Entendo que o pensamento de muitos acerca de nós presbiterianos a ponto de nos chamarmos de sorveterianos se deva a influência do movimento neopentecostal que evidenciou alguns defeitos nossos, a saber, o comodismo e tradição.
Não posso fechar os olhos para a realidade de muitas de nossas igrejas. Muitos dos nossos líderes acomodaram-se na soberania de Deus, outros se preocupam mais em manter as tradições do que o anunciar a Cristo e outros têm medo de se tornarem parecidos com os neopentecostais. Com certeza o objetivo do culto que é de adoração a Deus não será alterado se a mensagem for transmitida com mais amor. De fato as tradições precisam ser deixadas de lado uma vez que o próprio Jesus condenou tal prática. Entretanto, mesmo com defeitos, regozijo-me em fazer parte desse povo, uma vez que a perfeição só alcançaremos na glória.
Zelamos, examinamos e temos as escrituras sagradas como única regra de fé e prática. E por isso, os neopentecostais nos julgam como racionais demais, condenam a liturgia do culto e não entendem por que estudamos tanto!! Movimento este não utiliza a bíblia como a única regra de fé e prática. E aí está o problema... O emocional sobrepuja o racional. As experiências valem mais. O barulho é sinal de espiritualidade. Quanto mais barulho, mais choro, mais espiritual e mais cheio do Espírito Santo será a pessoa. Há classes de crentes! Os fracos de fé, em que a oração tem menos poder e os supercrentes cheios do Espírito, os que têm intimidade com Deus a ponto de dar ordens a Ele. Quanto mais espiritual mais poder e autoridade terá. O estranho é que a espiritualidade independe da santidade.
Já fiz parte desse movimento!! E sempre agradeço a Deus por ter me concedido entendimento da sua palavra. Seria muito mais válido se as pessoas se perguntassem: por que tanta ênfase em experiências sobrenaturais? Por que crer fielmente em homens? Ao invés de condenarem o simples fato de examinarmos as escrituras!

Roney Pascotto disse...

Acredito que o problema das igrejas reformadas não o medo dos pastores parecerem com neopentecas, em algumas atitudes. O problema, acredito, é não viverem o que pregam.
Quanto ao pregar com amor, creio que se resume em pregar a verdade como servo de Cristo. É entregar o melhor da palavra de Deus; a plavra da Vida.
Qto ao ser frios (quanto a manisfestaçãoes no culto) não me incomoda, pois isso é argumento de quem não tem a Biblia como regra de pratica e fé.
Isaias 1.3: "O boi conhece o seu possuidor, e o jumento, o dono da sua manjedoura; mas Israel não tem conhecimento, o meu povo não entende"

Oséias 4.6: "O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. Porque tu, sacerdote, rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos".

Que continuemos a buscar conhecimento verdaeiro; Que vivamos a verdade.