domingo, 8 de novembro de 2009

"Não Desperdice Seu Câncer" (5 de 5)

John Piper:
Paulo usou esta frase em relação àqueles cujos entes queridos haviam morrido: “Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes com respeito aos que dormem, para não vos entristecerdes como os demais, que não têm esperança” (1 Ts 4.13). Existe lamentação diante da morte. Mesmo para os crentes que morrem, existe uma perda temporária – perda do corpo, perda dos queridos aqui e perda de um ministro terreno. Mas a dor é diferente – é permeada de esperança. “Entretanto, estamos em pela confiança, preferindo deixar o corpo e habitar com o SENHOR” (2 Co 5.8). Não desperdice seu câncer lamentando-se como aqueles não têm essa esperança.

David Powlison:
Mostre ao mundo essa maneira diferente de lamentar-se. Paulo disse que ele teria “tristeza sobre tristeza” (Fp 2,27) se seu amigo Epafrodito tivesse morrido. Ele havia se lamentando, sentindo o peso dolorido da doença do seu amigo. E teria sofrido em dobro se o seu amigo tivesse morrido. Mas essa dor honesta, amoroso, divinamente orientada coexiste com “alegrai-vos sempre” e “a paz de Deus que excede todo o entendimento” e “sinceramente cuide dos vossos interesses” (Fp 4.4,7; 2.20). Como é possível que pesar e tristeza coexistam com amor, alegria, paz e um sentido indestrutível de propósito na vida? Na lógica interna da fé, isso faz pleno sentido. De fato, porque você tem esperança, você pode sentir de modo mais agudo os sofrimentos desta vida: tristeza sobre tristeza. Do outro lado, essa lamentação que não tem esperança com freqüência escolhe a negação ou a fuga ou a continuidade dos negócios porque não consegue encarar a realidade sem se sentir perturbado. Em Cristo, você sabe o que está em jogo; portanto, você sente de modo agudo os erros deste mundo decaído. Você não aceita, simplesmente, a morte e dor. Você ama o que é bom e odeia o que é mau. Afinal, você prossegue segundo a imagem do “homem de dores e que sabe o que é padecer” (Is 53.3). Mas este Jesus escolheu de boa vontade sua cruz “pela alegria que lhe estava proposta” (Hb 12.2). Ele viveu e morreu na esperança de que tudo se realizaria. Sua dor não foi aquietada pela negação ou pelo medicamento, nem foi manchada pelo desespero, pelo medo ou pelo debate à procura de qualquer fiapo de esperança que pudesse modificar as circunstâncias. As promessas finais de Jesus derramam-se com a alegria de uma esperança sólida em meio às tristezas: “Para que o meu gozo esteja em vós, e o vosso gozo seja completo”; “vossa tristeza se converterá em alegria”; “a vossa alegria ninguém poderá tirar”; “pedi e recebereis para que a vossa alegria seja completa” (ver Jo 15-16).

9. Você desperdiçará seu câncer se considerar o pecado de maneira tão superficial como antes.

John Piper:
Você considera os seus pecados costumeiros tão atraentes como eram antes de ter câncer? Se for assim, você está desperdiçando seu câncer. O câncer é dado para destruir o apetite pelo pecado. Orgulho, ambição, cobiça, ódio, falta de perdão, impaciência, preguiça, procrastinação – todos esses sãos os adversários que o câncer precisa atacar. Não pense apenas em lutar contra o câncer. Pense também em lutar com o câncer. Todas essas coisas são inimigos piores do que o câncer. Não desperdice o poder que o câncer possui para esmagar esses inimigos. Permita que a presença da eternidade faça com que os pecados deste tempo pareçam tão fúteis como realmente são. “Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se vier a perder-se ou a causar dano a si mesmo” (Lc 9.25).

David Powlison:
O sofrimento realmente propõe-se afastá-lo do seu pecado e fortalecê-lo em sua fé. Se você é descrente, então o sofrimento aumenta o pecado. Você se tornará cada vez mais amargo, desesperado, mais entregue, medroso, frenético, esquivo, sentimental e descrente em sua maneira de enfrentar a vida? Você pretenderá levar a vida como sempre? Você entrará em acordo com a morte em seus próprios termos? Porém, se você pertence a Deus, então o sofrimento nas mãos de Cristo o modificará, sempre, seja vagarosamente, seja com rapidez. Você entrará em acordo com a vida e com a morte nos termos dele. Ele o abrandará, o purificará, o libertará de futilidades. Ele o levará a precisar dele e a amá-lo. Ele reordenará suas prioridades, de sorte que as primeiras coisas venham antes com mais freqüência. Ele caminhará com você. Sem dúvida você fraquejará algumas vezes, talvez levado pela irritabilidade ou pela ruminação ansiosa, pelo escapismo ou pelos medos. Mas ele sempre o levantará quando você tropeçar. Seu inimigo interior – um câncer moral dez mil vezes mais mortal que o câncer físico – morrerá à medida que você continuar a buscar e a encontrar seu Salvador: “Por causa do teu nome, SENHOR, perdoa a minha iniqüidade, que é grande. Ao homem que teme ao SENHOR, ele o instruirá no caminho que deve escolher” (Sl 25.11,12).

10. Você desperdiçará seu câncer se deixar de usá-lo como meio de testemunhar a verdade e a glória de Cristo.

John Piper:
Os cristãos nunca estão em qualquer lugar por acidente divino. Existem razões pelas quais viemos para onde estamos. Consideremos o que Jesus disse sobre circunstâncias dolorosas e não planejadas: “Lançará mão de vós e vos perseguirão, entregando-vos às sinagogas e aos cárceres, e isto vos acontecerá para que deis testemunho” (Lc 21.12,13). É assim com seu câncer. Essa será uma oportunidade de dar testemunho. Cristo é infinitamente digno. Aqui está uma oportunidade de ouro para mostrar que ele vale mais que a vida. Não a desperdice.

David Powlison:
Jesus é sua vida. Ele é o homem perante quem todo joelho se dobrará. Ele derrotou a morte de uma vez por todas. Ele terminará o que começou. Faça a sua luz brilhar à medida que você vive nele, por ele, por meio dele, para ele. Um dos antigos hinos da Igreja assim coloca:
Cristo seja comigo, Cristo esteja dentro de mim,
Cristo atrás de mim, Cristo antes de mim,
Cristo ao meu lado, Cristo a me conquistar,
Cristo a me confortar e a me restaurar.
Cristo sob mim, Cristo acima de mim,
Cristo na quietude, Cristo no perigo,
Cristo nos corações de todos os que me amam,
Cristo na voz do amigo e do estranho.

Em seu câncer, você vai precisar que seus irmãos e irmãs testemunhem a verdade e a glória de Cristo, caminhem com você, vivenciem sua fé ao seu lado, amem você. Você pode fazer o mesmo com eles e com todos os outros, tornando-se o coração que ama com o amor de Cristo, a boca cheia de esperança tanto para amigos como para estranhos.

Lembre-se de que você não será deixado sozinho. Você terá a ajuda de que necessita. “E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma das vossas necessidades” (Fp 4.19).





Apêndice retirado do livro “O Sofrimento e a Soberania de Deus” – John Piper e Justin Taylor. Editora Cultura Cristã. 1ª edição. 2008.

Nenhum comentário: