domingo, 14 de junho de 2009

Obs Sobre O Pai Nosso + Frases Sobre Oração

Antes de Jesus nos ensinar a orar, Ele nos ensinou como NÃO orar. Reparem:

"E, quando orardes, NÃO sereis como os hipócritas; porque gostam de orar em pé nas sinagogas e nos cantos das praças, para serem vistos dos homens. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa.Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.E, orando, NÃO useis de vãs repetições, como os gentios; porque presumem que pelo seu muito falar serão ouvidos. NÃO vos assemelheis, pois, a eles; porque Deus, o vosso Pai, sabe o de que tendes necessidade, antes que lho peçais.NÃO vos assemelheis, pois, a eles; porque Deus, o vosso Pai, sabe o de que tendes necessidade, antes que lho peçais." (Mt 6.5-8)

Aí, ENTÃO, Jesus ensina o Pai Nosso. Em primeiro lugar vem "Deus". Em segundo lugar vem "nós" (não é "eu").

"Portanto, vós orareis assim:

Pai NOSSO, que estás nos céus, santificado seja o TEU nome;venha o TEU reino; faça-se a TUA vontade, assim na terra como no céu;

o pão NOSSO de cada dia dá-nos hoje;e perdoa-NOS as NOSSAS dívidas, assim como NÓS temos perdoado aos NOSSOS devedores;e não NOS deixes cair em tentação; mas livra-NOS do mal {pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém}!" (Mt 6.9-13)

Agora percebam isto: Jesus termina essa oração no amém, mas não termina o seu ensino sobre oração! Ele começa o versículo 14 com um "porque", ligando a oração aos versículos seguintes:

"...Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará;se, porém, não perdoardes aos homens {as suas ofensas}, tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas" (Mt 6.14,15)

Ele retoma o assunto do perdão! Porque será que Jesus fez isso? Pensem bem.

"Percorrei todas as orações que se encontram nas Escrituras, e eu não creio que possais encontrar nelas algo que não esteja incluído na oração do Senhor {Pai Nosso}" (Agostinho)

"Através da oração... instruímo-nos mais a nós mesmos do que a Deus" (Lutero)

"Não oraremos de uma maneira correta a menos que a preocupação por nossa própria salvação e zelo pela glória de Deus sejam inseparavelmente entrelaçados em nosso exercício" (Calvino)

"A fim de orarmos corretamente a Deus, deixemo-nos dirigir por esta regra: não distraiamos nossa mente com esperanças várias e incertas, nem dependamos do auxílio mundano, mas deixemos com Deus a honra de elevar nossos corações a ele em oração sincera e fervorosa" (Calvino)

"O que a oração faz é, por assim dizer encher os pulmões da alma com o oxigênio do Espírito Santo e seu poder" (Lloyd-Jones)

"Sempre é bom, antes de orar, gastar deliberadamente algum tempo lembrando-nos de quem Deus é" (John Stott)

"A oração é a conversa da alma com Deus. Um homem sem oração é necessária e totalmente irreligioso. Não pode haver vida sem atividade. Assim como o corpo está morto quando cessa sua atividade, assim a alma que não se dirige em suas orações a Deus, que vive como se não houvesse Deus, está espiritualmente morta" (Charles Hodge)

"Deus não possui filhos mudos" (A. W. Pink)

... "Quem dera que a nossa oração subisse ao céu nesta manhã: 'Jesus, Mestre, vem lançar Teu olhar perscrutador sobre mim, e julga se estou vivendo para Ti ou não! Conceda-me que eu veja a mim mesmo conforme Tu me vês, a fim de que meus erros sejam corrigidos, e minhas graças nutridas. Senhor, faça com que eu seja realmente aquilo que professo ser; e se ainda não o sou, conveça-me da minha falsa condição, e comece uma obra genuína na minha alma. Se eu sou Teu, e se estou certo aos Teus olhos, conceda-me uma palavra bondosa de segurança para cessar os meus temores, e alegremente me regozijarei em Ti como o Deus da minha salvação' "(Spurgeon)

Um comentário:

Leonardo Bruno Galdino disse...

Caro Danilo,

Ainda não vi "O curioso caso de Benjamin Button", mas ouvi dizer que é um bom filme. Pretendo assisti-lo para extrair algumas reflexões e, quem sabe, também escrever algo a respeito (corra logo, senão eu chego na sua frente - kkk!).

Finalmente, escrevi uma resenha sobre o livro "A Cabana" (voltei à ativa - hehehe!). Talvez eu ainda edite algumas coisas que ficaram meio desajeitas. Mas o texto tá legalzinho, só tá um pouquinho extenso. É que não deu pra resumir demais, senão perderia a graça. O endereço você já sabe: opticareformata.blogspot.com.

Um grande abraço!!!