quinta-feira, 28 de março de 2013

A heresia normalmente surge assim

"A heresia normalmente surge assim: satanás, que cita Palavras de Deus, insinua que há algo mais profundo e rápido do que o árduo estudo das Escrituras; ele propicia "revelações especias", sonhos, "luz interior". Ele nos diz que por esses meios podemos chegar a conhecer mais do que todos homens. Que finalmente descobrimos o "método" de Deus para o nosso "crescimento espiritual", para adquirir uma visão mais abrangente do mundo que nos circunda. Satanás é o grande divulgador da "auto-ajuda": faça você mesmo sem a necessidade de Deus e da sua Palavra; esta é a sua insinuação. "Satanás, furtivamente, se move sobre nós e gradualmente nos alicia por meio de artifícios secretos, de modo tal que quando chegamos a nos extraviar, não nos apercebemos de como o fizemos. Escorregamo-nos gradualmente, até finalmente nos precipitarmos na ruína."

O alvo constante de Satanás é a Palavra de Deus. Ele procura tirá-la de nós ou, se não, dar-nos uma visão distorcida do seu teor. Como bem disse Bonhoeffer (1906-1945): "A fraude, a mentira do diabo consiste em sua tentativa de fazer o homem acreditar que poderia viver sem a Palavra de Deus".

Com esse propósito ele também age por meio de falsos mestres, dizendo-nos que pode nos levar à verdade plena... Foi isso que ocorreu na igreja de Corinto: os falsos mestres, usados por Satanás, fizeram muitos crentes acreditarem que o apóstolo Paulo era desprezível; portanto, não poderia lhes dar ensinamento profundo. Nós sabemos quanto sofrimento isso trouxe à igreja e a Paulo; quanta dor e desvios doutrinários e, consequentemente, um distanciamento de Deus. Satanás sempre objetiva nos afastar de Deus e, quando damos crédito às suas insinuações, ele consegue o seu objetivo."

rev. Hermisten Maia



Fonte:

A inspiração e a inerrância das Escritura - uma perspectiva reformada, 2ed., p. 81.

Nenhum comentário: