segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Livros sobre o tema: "O cristão e o trabalho".


Entendo que a liderança eclesiástica tem falhado em não fornecer à Igreja uma perspectiva bíblica sobre o trabalho secular. Dificilmente se ouve mensagem sobre isso! Uma pensadora cristã chegou a dizer que "em nada a Igreja perdeu tanto a sua percepção da realidade como no seu fracasso em compreender e respeitar a vocação secular. Ela permitiu que o trabalho e a religião se tornassem departamentos separados... Ela se esqueceu que a vocação secular é sagrada.” (Dorothy Sayers). Uma vez que o tempo dos cristãos é mais gasto com os empregos e estes são dominados por filosofias anti cristãs, pastores, presbíteros e mestres deveriam labutar nesse complexo tema e construírem uma ética bíblica sobre o trabalho. 

Diante de tudo isso, repasso algumas obras que encontrei sobre o tema, após minhas pesquisas, as quais poderão ser úteis na orientação e preparo de mensagens:

- E agora, como viveremos? Charles Colson e Nancy Pearcy (CPAD)
- O cristão e a cultura. Michael Horton (Cultura Cristã)
- Dicionário de ética cristã. Org. Carl Henry (Cultura Cristà)
- Deus em ação. Gene E. Veith (Cultura Cristã)
- Mente Cristã. Oliver Barclay (Cultura Cristã)
- Fora de Moda. Tullian Tchividjian (Cultura Cristã)
- Comentários e sermões em Efésios 6.5-9: Calvino, John Stott, Lloyd-Jones, Hendriksen, Foulkes, Barclay, John Gill, Moody, Hernandes...

Nenhum comentário: