sábado, 24 de novembro de 2012

Bem aventurados ?

Considere as bem aventuranças. Nelas, Jesus (em Mateus 5.3-12) descreve as características daqueles que verdadeiramente o seguem. Quando comparamos esses traços com aqueles que nosso mundo normalmente valoriza, percebemos claramente a natureza às avessas dos caminhos de Deus.

Bem aventurados os humildes de espírito? Nossa cultura menospreza aqueles que não são autossuficientes, autoconfiantes e que se fizeram por esforço próprio. Ela aprova aqueles que são "ricos em espírito".

Bem aventurados os que choram? Tendemos a menosprezar aqueles que reconhecem a realidade escura de seu próprio pecado. Eles são psicologicamente  doentes e seu problema real é a falta de autoestima.

Bem aventurados os mansos? Nós exaltamos os socialmente fortes e influentes - os agentes do poder. Afinal de contas, o que vemos com mais frequência - conferências sobre servir ou conferências sobre liderança?

Bem aventurados os misericordiosos? Bem aventurados os pacificadores? Misericórdia e busca pela paz dão impressão de fraqueza; a vingança é mais forte, mais honrosa. Depois de ganhar um jogo por quarenta e dois pontos, alguém perguntou a um famoso jogador de basquete por que seu time manteve a formação inicial mesmo depois que o resultado era certo. Ele respondeu: "Você não chega a lugar nenhum neste mundo mostrando simpatia".

Bem aventurados os puros de coração? O que poderia ser mais fora de moda (ou crítico) do que a pureza? As pessoas que procuram pureza moral são tachadas de hipócritas, ou são consideradas como ingenuamente fora de sintonia com a sociedade moderna.

Jesus continua dizendo que, se levarmos a sério a decisão de segui-lo neste caminho contra a cultura, o mundo nos insultará, nos perseguirá e dirá mentiras a nosso respeito (vs. 10-11). Em outras palavras, não seremos muito populares.



Fonte: Tullian Tchividjian. Fora de moda: diferente para fazer diferença. Cultura Cristã, p. 32-33.

Nenhum comentário: