quinta-feira, 14 de maio de 2009

A Cabana

"Não é novidade que hoje em dia qualquer coisa que se passa por cristã é logo aceita por crentes professos. Sem nenhum discernimento, a maioria aceita na boa tudo o que é gospel: sejam cds, dvds, livros... A subcultura gospel está bombando. Grande parte dos evangélicos adotou o slogan pós-moderno: não julgar nada, não criticar nada, "o importante é o amor", "doutrina não é importante", "abaixo o preconceito". Não bastasse isso, eles colocam aquela capa de falsa piedade. Sim, ouse criticar algum desses para ver o que acontece. Serás um "Atanásio contra o mundo". Tente pregar a Palavra pura e simplesmente e verás que muitos dos teus "irmãos" não dão a mínima para ela. Querem é uma religião falsa. O deus deles é o próprio umbigo. No entanto, a Escritura nos diz para julgar todas as coisas e não dar crédito a qualquer espírito.

Um das novidades de hoje é o livro A Cabana. "O livro é uma ficção", dirão eles. Não importa! O Código da Vinci, que também é uma ficção, deu margem para um monte de velhas heresias gnósticas entrarem em cena. Hoje, acredita-se em tudo. Com o livro A Cabana não é diferente: ele ressuscita a velha heresia do Sabelianismo, ou Modalismo, e muitos cristãos professos acham que ele realmente fala sobre o Deus trinitariano. Peço que os cristãos que leram o livro pensem duas vezes ao indicarem a obra. Sei que até pastores têm indicado para suas igrejas. Vejam no vídeo abaixo o que o Pastor Mark Driscoll fala sobre o assunto. Se possível, estudem um pouco sobre Sabelianismo ou Modalismo e fiquem atentos. O diabo é sempre sutil".
Click AQUI para assistir o vídeo.

18 comentários:

Valéria L. R. Lobo disse...

Me parece, que os cristãos estão cada mais alienados e com isso afastando-se de primicias essencias apresentadas nas Escrituras.
Há muita literatura, porém pouco discernimento.
Tenho percebido, que a maioria nem lê, prefere assistir o culto pela TV, onde muitas vezes se prega apenas o pregador e não Deus.
Os poucos que lêem, nem sempre conseguem filtrar o imprescindível.
É Preciso despertar dessa cultura definhada e usarmos o filtro da Palavra de Deus !
Bereanos já !!!!
"mas ponham a prova todas as coisas e fiquem com que é bom." 1Tes 5:21

Danilo Neves disse...

Cara irmã Valéria:

As apostas escatológicas estão abertas! Vamos apostar!! A minha aposta é que dias difíceis virão. As coisas (em nível científico, filosófico, teológico, social e especialmente jurídico) estão se organizando de uma tal forma que a existência de um Deus pessoal e a autoridade e infabilidade bíblicas serão ainda mais desprezadas pelo mundo. Até que ponto? Não sei, mas Jesus nos deu uma idéia: "por se multiplicar a iniqüidade, o amor se esfriará de quase todos"(Mt24.12); "Não tivessem aqueles dias sido abreviados, ninguém seria salvo" (Mt24.22). Essas profecias são de dupla aplicação e apontam também para um tempo próximo da parousia.

Portanto essa é a tendência, ainda que haja lampejos de dias melhores. Gostaria de ser otimista, mas fica ilusório, por tantas evidências que o mundo, que jaz no maligno, nos dá, além da questão escatológica de Mt 24 (e outros textos).

Você deve ter percebido que vc deu um comentário falando sobre a igreja enquanto o meu é sobre o mundo. Acontece que há "mundo" na igreja. Esse é o meu ponto.

Grande abç, "Dôtora" rs


Soli Deo gloria. Amém.

Pabline Rafaella disse...

De acordo com Gordon Haddon, o Sabelianismo é a visão de que Deus é uma única pessoa; não há uma segunda pessoa chamada Filho, nem uma terceira chamada o Espírito. Essa heresia foi idealizada por Sabélio e segundo estudiosos sua teologia, não deve ser ignorada, apesar dos ecos de suas visões terem esporadicamente soado aqui e ali através dos últimos séculos. Tal fato é verídico, uma vez que, essa heresia foi reapresentada nos nossos dias de uma maneira tão sutil, em um livro, satanás é astuto! E com certeza milhares de pessoas já o leram e não perceberam essa afronta a Trindade exposta no livro. Inconscientemente, as pessoas absorvem conhecimentos errôneos acerca dos ensinamentos bíblicos, porque a emoção sobrepõe à razão, deve haver um equilíbrio. Que Deus em sua infinita misericórdia nos ajude a discernir as ciladas de satanás e vivamos sempre olhando apenas para as escrituras, para que em tempos difíceis estejamos firmes em Cristo Jesus, nosso Senhor. Amém.

Danilo Neves disse...

Obrigado pelo comentário sobre o Sabelianismo, Pabline.

A relação entre Deus Pai, Deus Filho e o Deus Espírito Santo não segue mais a relação:

1pessoa + 1pessoa + 1pessoa = 1 pessoa

Para Sabélio:

1pessoa = 1pessoa

Fico me perguntando como Sabélio entendeu o batismo de Jesus, a tentação de Jesus no deserto, a transfiguração e as palavras de Cristo na cruz. Nessas passagens é impossível admitir que Deus é uma só pessoa, desde que sejamos fiéis ao texto sagrado.

Danilo Carlos disse...

Assistam o vídeo e entendam um pouco mais o que este livro (A Cabana) defende, chamada de Modalismo (prefiro este nome do que Sabelianismo). Até Michael W. Smith endossou o livro e defendeu esta doutrina segundo o vídeo. Temos, realmente, que tomar cuidado e saber que embora pensemos estar "entendendo" a Trindade, estamos proclamando heresias.

Na minha opinião a Trindade é realmente muito difícil de ser entendida por nós, com nossa natureza adâmica e mentes limitadas. Creio que a Bíblia deixa claro a existência dos 3 e os define muito bem, deixando para nós várias passagens que façamos recusar este tipo de proposta do Modalismo.

Creio que a definição melhor do Modalismo seguindo o conceito do Neves seja:

1 pessoa = 1 pessoa = 1 pessoa = 1pessoa.

Portanto, estejamos atentos para não engolir tudo que falam e tentam explicar por aí. Que tenhamos senso crítico Bíblico para aceitar tudo que é dito. Mesmo que W. Michael Smith, ou Agustus Nicodemos ou Hernandes endossem, tenhamos este senso crítico e que as nossas idéias se baseiem sempre na PALAVRA, pois os mesmos são homens e passíveis de erros igual a nós.

Danilo Neves disse...

Boa Danilão! Gostei especialmente disso que você disse:

"Mesmo que W. Michael Smith, ou Agustus Nicodemos ou Hernandes endossem, tenhamos este senso crítico e que as nossas idéias se baseiem sempre na PALAVRA, pois os mesmos são homens e passíveis de erros igual a nós"

O que você disse é bíblico, meu irmão.

"Ora, estes de Beréia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim" At 17.11

Uma das coisas que chamam a nossa atenção nesse texto é quando perguntamos: quem ensinava os Bereianos? A resposta é: o apóstolo Paulo. Mas, mesmo assim, eles examinavam nas Escrituras as coisas que Paulo os ensinava para assegurar a verdade sobre os ensinos dos apóstolos! Ou seja, eles não aceitavam de graça, mesmo sendo de uma pessoa importante como o próprio Paulo.

Lucas, o evangelista, chamou esses crentes de "nobres". Hoje, os crentes se portam assim como os de Beréia, são tidos como "rígidos" ou até mesmo "errados" por causa da porcaria da religiosidade de hoje que adotou a filosofia de relativizar tudo e aceitar tudo. Afinal, doutrina não é importante mesmo, dizem eles.

Cláudia Melo disse...

Neves, em primeiro lugar quero te agradecer por ter postado essa matéria!!!! Você não sabe como fiquei feliz em ler isso e quando assisti ao vídeo... nossa foi um alívio.... e sabe pq???? Eu fui uma das pessoas que condenei o livro assim que fiquei sabendo da “estória” dele..., fui taxada como preconceituosa, conservadora sem visão e que só sabe criticar.

Nossa, muito obrigada mesmo!!!
Também me lembrei dos crentes de Beréia na hora!!! Infelizmente não são todos os cristãos que têm essa prática de “examinar” as escrituras e ver se realmente as coisas procedem.

A propósito haverá um debate aqui em Goiânia sobre esse livro neste sábado dia 23/05/09, e infelizmente, algumas pessoas que conheço e que amo irão nesse debate, pois não consegui convencê-las do contrário.
Mas, ainda não desisti, vou encaminhar essa matéria para eles e espero que agora eles entendam que esse livro é uma HERESIA!

Que o Senhor te abençoe Neves, e que ele continue a nos dar uma base crítica à luz das escrituras!

Abraços

Cláudia Melo

Danilo Neves disse...

De nada, Morena, rsrsrs!!!

Michael Horton, um dos melhores pensadores reformados da atualidade sendo ele também teólogo e pastor, disse algo muito interessante e digno de ser citado e meditado por todos nós:

"Deixamos de ser pecadores, e nos tornamos buscadores de espiritualidade. Queremos encontrar um deus que não nos supreenda, especialmente uma divindade que venha a nós, não como no paraíso, para nos julgar pela nossa rebelião, mas um Deus que seja bastante flexível, afável e amigável - um "colega"...

Tendo crescido em um fervoroso ambiente do cristianismo evangélico, eu passei a compreender mais acerca de suas forças e fraquezas em anos recentes. Nos melhores meios, tem-se mantido o equilíbrio clássico reformado (deste modo, cristão) entre a majestade de Deus, sua santidade, justiça, ira e separação da criatura pecadora por um lado, e de sua misericórdia, amor, liberdade e intimidade com suas criaturas pecadoras por outro. A ponte, é claro, sempre foi Cristo. Mas nas últimas centenas de anos, temos atravessado um grande turbilhão e, como resultado, temos sofrido sérios danos.

Antigamente, os teólogos liberais eram acusados de procurar eliminar as doutrinas que acentuavam a distância entre Deus e nós - doutrinas tais como a distinção entre o Criador e a criatura, o pecado original, o julgamento, a ira, o inferno, entre outras coisas semelhantes. Tudo o que pregavam era a paz e o amor.

O teólogo H. Richard Niebuhr caricaturou a perspectiva liberal no princípio do século da seguinte forma, "Um Deus sem ira levou homens sem pecado para um reino sem julgamento pela ministrações de um Cristo sem uma cruz". Desapareceu tudo aquilo que era ofensivo. Afinal, o otimismo e o progresso eram os princípios reinantes da cultura, e como poderiam os homens e mulheres modernas entenderem ou compreenderem a relevância de tais modos ulttrapassados e pensamento?

Todavia, em nossos dias, essas críticas poderiam se aplicar, quase da mesma forma, à pregação evangélica, ao ensino, aos escritos, à adoração e ao evangelismo. Deus está sendo cada vez mais trivializado, ao ser rebaixado ao nosso nível. Enquanto ele desce, nós subimos. Ao final, Deus parece mais próximo, mais acessível, mais semelhante a nós, mas menos digno de adoração ou de confiança de nosso destino eterno.

O que acontecerá quando morrermos se estivermos aodrando ao Deus errado todo esse tempo? Será que ele nos dirá: "Bem, o que passou passou, vamos esquecer o passado?"

Maria Joseana disse...

Danilo Neves, obrigada a Deus por termos vc e todos os jovens da Presbiteriana Conservadora!!! A matéria sobre "A Cabana" está belíssima!!! Parabéns!!! Ah...bereanos sempre!!!!!
Abçs,Maria Joseana (4ªIPC/GO)

Alberto Francener disse...

De fato o que Sabélio afirma é que há apenas uma Pessoa em um Ser (Deus). Ainda de acordo com o sabelianismo (ou modalismo), "Pai", "Filho" e "Espírito Santo" são apenas formas de se chamar Deus de acordo com o modo pelo qual ele atua.

Já o Cristianismo afirma o seguinte: três pessoas (Pai, Filho e Espírito Santo) compõe Deus (que é um único Ser).

Assim, creio que você está equivocado na utilização dos termos, Neves, quando escreveu que a Trindade pode ser expressa por:

1pessoa + 1pessoa + 1pessoa = 1 pessoa

Na verdade 1 pessoa (Pai) + 1 pessoa (Filho) + 1 pessoa (Espírito Santo) compõem 1 Ser (Deus).

O que Sabélio afirmava não era exatamente que 1 pessoa = 1 pessoa. O que ele pensava de fato era que 1 pessoa = 1 ser. Por isso ele não podia conceber que Deus (1 ser) era formado por três pessoas (Pai, Filho e Espírito Santo).

Imagino que você (Danilo Neves) e o Danilo Carlos quiseram dizer exatamente o que eu disse, mas as palavras utilizadas foram um pouco inadequadas...

Parabéns pelo post, Neves. Esse assunto dá muito pano pra manga!

(P.S.: Antes de ler o post eu nem sabia que existia esse tal de "Sabelianismo"... Fiz como a Pabline e procurei na Internet... Assim, recomento o seguinte link http://www.monergismo.com/?p=805, onde há um texto intitulado Sabelianismo, de autoria de Gordon Clark, já citado pela Pabline)

Danilo Neves disse...

Naaaaaaaaaaaah! Minha companheira de instituto bíblico aqui pela primeira vez. Que legal!!

Obrigado pelo comentário estimulante, Joseana.

Grande abç meu.
Graça e paz, em Jesus, o Filho de Deus. Amém!

Soli Deo gloria

Danilo Neves disse...

"Viiiiixe Maria", kkkkkkk...
Passou em branco a coisa.

Obrigado pela correção, Alberto! Não havia percebido isso no meu comentário mesmo conhecendo a relação 3 pessoas = 1 ser. Foi falha de português mesmo, uma distração na hora de publicar o texto. Ainda bem que você postou esse comentário. Se não já teria criado o "Danilianismo" sem querer, rsrsrs...

Grato pelo seu comentário!!
Abraço, diácono (em prova) =)

Soli Deo gloria. Amém!

Alberto Francener disse...

Comentário sobre o vídeo: fantástico! Muito bom mesmo!

Mark Driscoll expõe os erros desse livro além de falar algo que às vezes é ignorado, mesmo entre aqueles que creem na Trindade: há submissão entre as pessoas da Trindade (e mesmo assim, cada Pessoa da Trindade é igual em valor).

A Trindade constitui a base para explicarmos que no casamento, apesar de a mulher ser submissa ao homem, ela tem o mesmo valor que ele perante Deus. A esposa não é inferior ao marido!

Apesar de os membros de um Igreja serem submissos ao pastor e à liderança, todos (membros e líderes) têm o mesmo valor.

E isso se aplica às demais esferas dos relacionamentos humanos.

Submissão não é sinônimo de inferioridade! A Trindade é o exemplo máximo disso!Excepcional esse vídeo do Driscoll!

Danilo Neves disse...

Alberto, deixarei o teu ótimo comentário falar sozinho!!

Abraço, irmão!

Soli Deo gloria. Amém!

Cláudia Melo disse...

Alberto vc realmente é excepcional!!!!

Gostei muito dos seus comentários: claros e objetivos!!!!

Nossa... vc não deixa passar NADA!!!

Esse seu ZÊLO pela palavra, pela verdade é fascinante!!!!

Vc tem que ser pastor!!!

Abraços
Cláudia Melo

Danilo Neves disse...

Concordo com a Cláudia.
Vamos te mandar pro Seminário, cara!!!

Alberto Francener disse...

Olha quem fala, Neves.

Você tem mais jeito de pastor do que eu, hômi.

Cláudia, encoraja o Neves a ser pastor também...

Abraços pra vocês dois!

Claudio Cavalhieri disse...

Graça e paz de nosso Senhor JEsus Cristo!
Amados irmãos, muito jóia esse alerta dado aos cristão sobre esse livro "A Cabana" que de fato é um verdadeiro veneno para os desavisados.
Que Deus continue a vos abençoar

Fraternalmente em Cristo

Pr Claudio Cavalhieri