terça-feira, 22 de setembro de 2009

"Fé Não é um Salto no Escuro"

"Nos dias atuais estamos infectados por algo chamado "fideísmo". O Fideísmo diz: "Não preciso ter uma razão para o que acredito. Apenas fecho meus olhos como a pequena Alice e respiro bem fundo, aperto meu nariz, e se eu tentar o bastante, conseguirei crer e pular nos braços de Jesus. Dou um salto no escuro em relação à fé". A Bíblia nunca nos diz para dar um salto na escuridão e esperar que exista alguém lá. Ela nos diz para saltarmos das trevas para a luz. Isso não é salto no escuro. A fé pela qual o Novo Testamento nos chama é a fé enraizada e solidificada em algo que Deus fez de forma clara...

Meditar em At 17.30,31; 26.26.

As vezes preferiríamos esquivar-nos da responsabilidade de fazer nosso trabalho de casa, combater os problemas e responder às objeções e simplesmente dizer para as pessoas: "Olhe, você tem que ter fé". Esse é o pretexto básico. Isso não honra a Cristo. Honramos a Cristo ao mostrar as pessoas a irrefutabilidade das verdades reivindicadas pelas Escrituras, assim como o próprio Deus faz. Devemos nos esforçar para fazer o nosso trabalho como o Espírito Santo faz, porque ele não pede para as pessoas colocarem sua confiança, fé e sentimento no que é absurdo e sem sentido."




R. C. Sproul

5 comentários:

Leonardo Bruno Galdino disse...

Caro Danilo,

Muito boa a reflexão do Sproul. Infelizmente, muitas pessoas pensam na fé nesses termos. Escrevi algo que se assemelha um pouco à abordagem de Sproul no meu blog. O texto chama-se A propósito do "ET do Panamá".

Um grande abraço, meu amigo!

Danilo disse...

Danilo,

Tive a honra e deleite de ter conhecido pessoalmente este grande homem de Deus e ter assistido aulas e pregraçoes suas ao vivo enquanto estudei na America.

Fiz e coloquei um banner de vcs na pagina de banner do Genizah

http://www.genizahvirtual.com/2009/04/nossos-parceiros-de-banner.html

Em Cristo um abraço fraterno.

Danilo

Danilo Neves disse...

Leonardo, sobre o post das preguiças,

isso sem dúvida é um traço gnóstico, precisamente identificado como supertição dentro da igreja. Agora o irmão tocou na causa: é preguiça mesmo. Tanto das ovelhas quanto dos pastores.

Gosto das abordagens teológico-culturais do irmão.

Abraço, meu brother.

Danilo Neves disse...

Danilo "Fernandão" (em homenagem ao meu atacante do Goiás),

cara, sou fã da literatura do Sproul. Se o meu inglês não fosse tão tabajara, eu iria ouvir e ler todas as msgs dele no YouTube e via ministério Ligonier. Sobre essa sua viagem, o que o irmão estudou por lá? (Por curiosidade, e o filho do Sproul? Tb é tão bom quanto o pai?)

Obrigado pela divulgação! Gostei do banner carregar a logo da IPC especilamente o vs de Jd 3, que é nossa causa. Valeu!

Silas disse...

só acho que, quando se fala "fé é um salto no escuro"...é saber que Deus nos momentos dificeis vai estar lá pra nos ajudar, e por isso não devemos nos amedrontar . não tem nada haver com supertição ou gnosticismo.