segunda-feira, 20 de julho de 2009

“A Vida Eterna É Para Sempre” – Francis Schaeffer

O que será de nós se, mesmo tendo aceitado Cristo como nosso Salvador, nos perdermos novamente? Todas essas coisas são maravilhosas: o futuro maravilhoso da salvação, o milagre da ressurreição do corpo, o milagre da criação restaurada; mas, se fosse possível que nós, que aceitamos a Cristo como nosso Salvador, pudéssemos nos perder novamente, que alegria há mesmo em só pensar nisto? Isso seria como mostrar a uma criança uma árvore de Natal para depois bota-la para fora de casa, abandonada no frio.

[...]

Perder-se de novo? Como? Por uma falha da parte do Espírito Santo? Por um engano de Deus, o Pai, quando ele escolheu a você e a mim para salvação? Por um erro de Deus, o Pai, em ter mandado Cristo para morrer por nós? Por que a morte de Cristo no Calvário se mostrou insuficiente? Devido ao fracasso da parte de Cristo em seus esforços atuais em interceder por nós diante do Pai? Devido ao fracasso da parte de Deus em ter nos perdoado em resposta à intercessão de Cristo, não importando se Cristo já havia pagado a nossa dívida por completa?

Perder-se de novo? Não! A vida eterna é para sempre. O Espírito Santo garante que a vida eterna é para sempre (Rm 8.26-27). Deus, o Pai, garante que a vida eterna é para sempre (8.28-32). E Jesus também garante que a vida eterna é para sempre (8.33-34). Tendo recebido todas as garantias, você já pode dizer “isso já me basta! Agora estou convencido de que nunca mais perderei a minha salvação”. Mas, em seguida, nos versículos 35-39, é como se o Senhor estivesse dizendo por meio de Paulo: “Não, vamos com calma! Quero que você entenda isso de uma forma que nunca jamais tenha como de novo se esquecer. Não só enquanto estiver aí, lendo este livro, mas também naquelas horas em que você está se sentindo pressionado, quando as ondas parecem estar tão altas que você se sente impotente, em que você está estatelado no chão, quando Satanás estiver jogando coisas na sua cara”. Deus diz: “Quero que você nunca jamais se esqueça de que a vida eterna é para sempre, mesmo em meio à tempestade”. E assim ele nos oferece estas grandiosas palavras finais de segurança:

[...]

Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? Como está escrito: Por amor de ti, somos entregues à morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro. Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor. (8.35-39).

[...]

Paulo começa esta parte final perguntando “quem nos separará do amor de Cristo?”. E a termina dizendo “nada pode nos separar do amor de Deus”. Isto sempre nos lembra do trecho de João 10.27-29: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão. Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo; e da mão do Pai ninguém pode arrebatar.

[...]

Sim, se você crê em Jesus e o aceitou como seu Salvador, vá em frente e abra as cortinas. Ouse olhar para o que está à sua frente. Continue mirando o horizonte, até que raie o dia em que o seu corpo há de ser ressuscitado, quando, com olhos ressurretos, você há de contemplar as glórias da criação redimida, restaurada. Olhe para além, até o dia em que em seu estado glorificado, livre da própria presença do pecado, você estará vivo junto com o seu Senhor, para todo o sempre.

E quando as tempestades da vida vierem, e nós vacilarmos e gritarmos: “Meu Deus, estarei lá?” a reposta é que a vida eterna é para sempre; amado, fique tranqüilo, você estará lá. Não há motivo para preocupação. Se você aceitou Cristo como seu Salvador, há de estar lá. Com base na obra de Deus Pai, Deus Filho e o Deus Espírito Santo”.

Amém!!!

3 comentários:

Leonardo Bruno Galdino disse...

Caro Danilo,

Muito bom o texto! O pastor Ciro Sanches Zibordi anda escrevendo no seu blog uma série de textos dizendo que o crente pode perder a salvaçao (cirozibordi.blogspot.com/2009/07/e-possivel-perder-salvacao-se-ela-nos.html; e cirozibordi.blogspot.com/2009/07/e-possivel-perder-salvacao-se-ela-nos_17.html). Talvez isso se explique pelo fato de ele ser mais um pentecostal/arminiano. Ele tem muitos textos bons, mas quando o assunto é Soteriologia há controvérsias! Estou pensando em como respondê-lo satisfatoriamente (se é que é possível!). Quem sabe eu indique pra ele esse texto que você postou, não é mesmo?

Um grande abraço!

Danilo Neves disse...

Irmão, se o pr. Ciro responder a seguinte pergunta positivamente: "Quem nos separará do amor de Cristo?", eu deixo de acreditar que o cristão jamais perde a salvação.

E ainda tem Ef 1 !!! Penso em escrever algo de próprio punho e teclado sobre esse maravilhoso texto.

Grande abraço, Leonardo! (Estou de prontidão para aquela tua idéia)

Graça e paz, meu irmão, em Jesus, o Filho de Deus. Amém!

Leonardo Bruno Galdino disse...

Caro Danilo,

Quanto ao Pr Ciro, resolvi me engajar num "combate" também. Se quiser, dê uma conferida nos meus comentários (li os seus).

http://cirozibordi.blogspot.com/2009/07/e-possivel-perder-salvacao-se-ela-nos_8139.html

Um grande abraço!