quinta-feira, 2 de julho de 2009

"A Paciência Sobrenatural de Warfield" - John Piper

É preciso um poder sobrenatural para ser paciente. Essa é a razão porque Paulo parece exagerar no modo como ora por nossa paciência:

Sendo fortalecidos com todo o poder, segundo a força da sua glória, em toda a perseverança e paciência; com alegria (Cl 1.11).

Mas esse glorioso poder torna-se parte de nossa atitude através das promessas nas quais cremos. Como Romanos 8.28.
Benjamin B. Warfield foi um renomado e mundialmente conhecido teólogo que ensinou no Seminário de Princeton por quase 34 anos, até sua morte em 16 de fevereiro de 1921. Muitos conhecem seus famosos livros, como A Inspiração e Autoridade da Bíblia. Mas o que muitas pessoas não sabem é que, em 1876, com a idade de 25 anos, ele casou-se com Annie Kinkead e viajaram para a Alemanha, em lua-de-mel. Durante uma violenta tempestade Annie foi atingida por um raio e ficou permanentemente paralisada. Após cuidar dela por 39 anos, Warfield sepultou-a em 1915.
Em função das grandes necessidades de sua esposa, ele raramente se ausentava de casa por mais de 2 horas, durante todos os anos de seu casamento (Great Leaders of the Christian Church, p. 344.).

Bem, esse é, realmente, um sonho desfeito. Eu me recordo de dizer à minha esposa, na semana anterior ao nosso casamento: “Se nós sofrermos um acidente de carro em nossa lua-de-mel, e você ficar desfigurada ou paralisada, eu manterei meus votos ‘na alegria ou na tristeza’”. Mas para Warfield isso realmente aconteceu. Sua esposa nunca foi curada.

Diferentemente de José, que sofreu, mas veio a ser primeiro-ministro do Egito, não houve ascensão ao poder do Egito, no final da história de Warfield. Apenas a extraordinária paciência e fidelidade de um homem a uma mulher, por 39 anos, numa situação que nunca havia sido planejada – pelo menos não pelos homens.

Mas quando Warfield expôs seus pensamentos sobre Rm 8.28, ele disse:

A idéia fundamental é o governo universal de Deus. Tudo que acontece a você está debaixo de Suas mãos. A idéia secundária é o favor de Deus para com os que O amam. Se Ele governa tudo, então nada exceto o bem pode sobrevir àqueles a quem Ele faz o bem… Ainda que sejamos fracos demais para nos ajudar, e cegos demais para pedir o que necessitamos, e possamos apenas gemer em anseios deformados, Ele mesmo é o autor de tais anseios em nós… e Ele dirigirá todas as coisas a fim de que recebamos somente o bem, de tudo o que nos acontece (Faith and Life, p. 204).



Tradução: Rosangela de Oliveira e Maurício Silva Andrade
Fonte: http://blogfiel.com.br/

3 comentários:

Leonardo Bruno Galdino disse...

Caro Danilo,

John Piper tem um dom que poucos escritores possuem, a saber, o de transmitir profundidade valendo-se de poucas palavras. Saiba que fui extremamente abençoado com a leitura desse texto. Vez por outra me ocorrem pensamentos dessa natureza. O que faria eu se acontecesse uma coisa dessas com minha esposa? Somente pela Graça de Deus é que eu suportaria tamanha dor e fardo. Paulo recomenda ao maridos que amem as suas esposas "como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela" (Ef 5.25). Penso eu que foi exatamente isso que Warfield fez. Oremos ao Pai para que sejamos tão fiéis quanto!

Só mais uma coisinha: estou pensando seriamente em fazer um jornal reunindo o melhor da blogosfera reformada. Esse jornal levaria o nome e o logotipo do meu blog, o Optica Reformata, e teria periodicidade mensal (em princípio). Sendo assim, eu precisaria de uma "equipe" de colaboradores, e você é um dos que tenho em mente. Eu seria o editor. Exemplares seriam enviados pelos Correios para os colaboradores ("o colaborador é digno do seu jornal" - kkk!) e para amigos nossos. Só que tem uma coisinha: eu não sei quanto é que custa tudo isso. Tava pensando em um tiragem inicial de 100 exemplares, só pra começar. Posso pesquisar numa gráfica daqui quanto custaria. Ainda preciso amadurecer mais a ideia, mas ela já tá bem fixa na minha mente (não quero largar mais - kkk!). Você tá dentro? Sugestões são bem-vindas! Espero poder contar com você.

Um grande abraço!
galdino_85@yahoo.com.br

Pr. Marcos Serafim disse...

Nobre Danilo;

Graça e Paz!

Lendo este texto paira sobre a mente uma reflexão e o que enetemos de realmente amar, será que realmente amomos? quer na bonança , quanto nas mares altas, nas tristezas ou alegria , na doença ou enfermidade.
Este nobre homem de quem leio pela 1ª vez , que vez repensar o que realmente é amar sacrificialmente.

n'Ele que amou-nos de forma sobrenatural dando-nos seu filho para morrer na Cruz - Marcos

Danilo Carlos disse...

Neves,

Depois de algum tempo sem entrar no blog, voltei...hehehe.

Realmente Warfield foi muito paciente. Este texto me fez lembrar do filme que certa vez foi passado na Igreja "Compromisso Precioso". No filme um marido cristão vê sua mulher definhar com a doença de mal de Parkison e teve oportunidades de deixá-la por outras mulheres mais atraentes. Mas o voto feito no altar foi mais forte e ele cuidou de sua esposa até o fim.

Warfield foi mais paciente ainda, já que nem oportunidade de desfrutar de sua lua-de-mel ele teve.

Importante texto para reflexão...